A influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica, na rede de supermercados Irmãos Muffato & Cia Ltda

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica, na rede de supermercados Irmãos Muffato & Cia Ltda

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rossetto, Carlos Ricardo pt_BR
dc.contributor.author Gualdessi, Lilian Waschburger pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T17:34:17Z
dc.date.available 2012-10-20T17:34:17Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 241512 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85326
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve por objetivo descrever e analisar a influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica na Empresa de Supermercados Irmãos Muffato, ao longo do período de 1993 a 2001. Fundamentou-se o trabalho no modelo de estratégia organizacional e na tecnologia da informação relacionada diretamente as mudanças estratégias implementadas pela organização durante o período estudado.A pesquisa, do ponto de vista metodológico, foi abordada como um estudo de caso e desenvolvida com uma abordagem qualitativa, sendo que na coleta de dados primários adotou-se as entrevistas não-estruturada com uma amostra de 06 colaboradores da organização. No que tange os dados coletados de fontes secundários foram utilizados documentos e artigos de jornais e revistas do setor. Utilizou-se a análise de forma descritiva, onde foram definidos os períodos com características distintas e foram conjuntamente analisadas nas estratégias adotadas nestes períodos em relação à utilização da tecnologia da informação na organização, sempre levando em conta o processo, a história e a percepção dos entrevistados em relação às mudanças ocorridas na empresa. Como resultado, obteve-se um quadro que apresenta um resumo dos quatro períodos, onde foram analisadas a mudança da tecnologia da informação e a forma como os stakeholders estão envolvidos e cada período, analisando e adequando as abordagens teóricas e metodológicas listadas no presente trabalho. Este estudo revelou como a tecnologia da informação influência um processo de mudança e que as organizações devem estar preparadas para as inovações tecnológicas, treinando seu quadro de pessoal para tirar melhor proveito do sistema de informação tomando decisões com informações concretas e reduzindo o nível de incerteza. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Supermercados pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title A influência da tecnologia da informação no processo de adaptação estratégica, na rede de supermercados Irmãos Muffato & Cia Ltda pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
241512.pdf 866.7Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar