dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rosa, Silvana Bernardes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silveira, Icléia |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T16:47:21Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T16:47:21Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
197728 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85252 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Tendo como tema a implantação da tecnologia CAD no setor produtivo, especificamente na modelagem e no corte, apresenta-se um estudo entre as decisões estratégicas de inovação tecnológica e sua relação com as estratégias competitivas e as de produção, no âmbito das decisões relativas ao sistema produtivo de uma empresa do vestuário. Analisa-se o conjunto de decisões e a visão geral de como competir no mercado, as metas de desempenho e as estratégias que deverão ocorrer nas áreas funcionais, para sustentar a competitividade e atingir as metas de desempenho. A tecnologia implantada na indústria do vestuário permitiu a organização e o gerenciamento dos processos, previstos como estratégias de produção. Conforme o referencial teórico, a estratégia de produção é o conjunto de políticas acionadas para dar sustentação ao posicionamento da estratégia competitiva. Diante deste fato, torna-se necessário conhecer o comportamento do sistema produtivo, que passa a ser o centro das atenções para melhorar a capacitação interna da empresa, dando respostas às políticas mercadológicas. Optou-se pela abordagem qualitativa dos procedimentos metodológicos, que permitiu dados descritivos dos participantes da situação em estudo. Os estudos foram realizados diretamente na fábrica, junto à indústria do vestuário. A análise dos resultados obtidos revelou que o processo de formação competitiva é dinâmico pela influência do mercado da moda. A base estratégica é, predominantemente, inovar a organização para continuar no mercado e conquistar novos, com a flexibilidade focada em produtos conceituados pelo design, padrões de qualidade e relativos preços baixos. |
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dc.format.extent |
212 f.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Vestuario |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
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dc.title |
Implantação da tecnologia CAD na indústria do vestuário: um estudo de caso |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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