O conhecimento organizacional em instituições de ensino

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Title: O conhecimento organizacional em instituições de ensino
Author: Carmo, Sidney Nascimento do
Abstract: No inicio da revolução industrial, a preocupação das organizações era o fazer, o saber muitas vezes era descriminado nos níveis hierárquicos abaixo da cúpula dirigente. Com o passar do tempo, várias teorias organizacionais surgiram, procurando responder as exigências do mercado em constante mudança. Atualmente, as mudanças são cada vez maiores, mais constantes e rápidas em função de uma série de fatores, entre os mais importantes à globalização e a revolução tecnológica. Nestes tempos em que tudo pode ser copiado facilmente, em que se pode comprar o que quiser em qualquer lugar, a riqueza deixa de se concentrar em bens tangíveis e passa a se concentrar em bens intangíveis, cuja maior expressão é o conhecimento. Algumas organizações, sabedoras destas transformações, procuram se adequar a esta nova realidade. Esta é a chamada era do conhecimento. Conhecimento este que se revela em novos produtos e serviços, melhores e mais eficientes, para atender a um público cada vez mais exigente. As organizações sejam públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que produzem e prestam os mais diferentes tipos de produtos e serviços estão inseridas nesta era, e em sua maioria terão que se adaptar se quiserem permanecer vivas nestes novos tempos. Neste trabalho, se procurou estudar uma organização educacional com relação a sua gestão, segundo princípios do conhecimento organizacional, medido por um questionário aplicável a qualquer tipo de organização. Os resultados colhidos demonstraram que é possível avaliar uma organização educacional, e propor sugestões para estabelecer uma cultura do conhecimento organizacional. In the beginning of the industrial revolution, the concern of the organizations was to make, knowing many times was acquitted in the hierarchic levels below of the leading cupola. With passing of the time, some organizationally theories had appeared, looking for to answer the requirements of the market in constant change. Currently, the bigger changes are each time, more constant and fast in function of a series of factors, it enters most important to the globalization and technological revolution. In these times in that everything can easily be copied, in that if it can buy what to want in any place, the wealth it leaves of if concentrating in something tangible and passes if to concentrate in something intangible, whose bigger expression is the knowledge. Some organizations, sages of these transformations, look for to adjust themselves to this new reality. This is the call was of the knowledge. Knowledge this that if discloses in new products and services, better and more efficient, to take care of to a public each more demanding time. The organizations, are public or private, with or without lucrative ends, that produce and give the most different types of products and services are inserted in this age, and in its majority they will have that to adapt itself to be wanted to remain alive in these new times. In this work, if it looked for to study an educational organization with regard to its management, according to principles of the organizational knowledge, measured for an applicable questionnaire to any type of organization. The harvested results had demonstrated that it is possible to evaluate an educational organization, and to consider suggestions to establish a culture of the organizational knowledge.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85218
Date: 2003


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