Comércio eletrônico B2B: uma abordagem à interoperabilidade

DSpace Repository

A- A A+

Comércio eletrônico B2B: uma abordagem à interoperabilidade

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mazzola, Vitorio Bruno pt_BR
dc.contributor.author Cechetti Junior, Dorremi pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T16:26:25Z
dc.date.available 2012-10-20T16:26:25Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 191580 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85216
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Fonte de diversos estudos em diferentes áreas do conhecimento, o Comércio Eletrônico (CE) vem tendo um papel de crescimento de utilização entre pessoas e organizações a cada ano. A evolução das TIC's (Tecnologias de Informação e Comunicações) possibilitam a disseminação do CE por grandes, médias e pequenas organizações. O Business-to-Business (B2B) é uma categoria de CE que possui aspectos comuns com as outras categorias, mas também aspectos próprios, como a interoperabilidade entre o site WEB e sistemas de back-end organizacionais. Neste trabalho estuda-se aspectos como privacidade e segurança, sistemas eletrônicos de pagamentos e o relacionamento entre clientes e fornecedores abordando aspectos do CE B2B. A interoperabilidade nos sistemas de CE B2B é um aspecto bastante considerado basicamente por: reduzir as chances de erros operacionais e possibilitar a obtenção de informação em tempo real. Inicialmente constituída pela tecnologia EDI, a interoperabilidade evolui para soluções como a tecnologia XML, adotada por grande parte dos frameworks disponíveis no mercado atual. Este trabalho estuda os principais frameworks disponíveis no mercado que propõem a interoperabilidade em sistemas de CE B2B, bem como apresenta uma estrutura utilizando a tendência tecnológica XML para demonstrar a integração de sites WEB B2B com sistemas de back-end organizacionais. O presente trabalho demonstra que a tecnologia atual torna possível o desenvolvimento de interoperabilidade entre sites WEB B2B e entidades empresariais utilizando o modelo de agregação, onde uma entidade (site WEB B2B) agrega valor para produtores, fornecedores, clientes e consumidores criando uma identificação e realizando serviços que agregam valor aos demais participantes. pt_BR
dc.format.extent 85 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.title Comércio eletrônico B2B: uma abordagem à interoperabilidade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191580.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar