Avaliação da memória de trabalho em trabalhadores do comércio varejista

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Avaliação da memória de trabalho em trabalhadores do comércio varejista

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Roberto Moraes pt_BR
dc.contributor.author Lunardi, Ana Letícia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T15:33:46Z
dc.date.available 2012-10-20T15:33:46Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 224337 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85122
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste estudo foi desenvolver um método para avaliar a memória de trabalho em trabalhadores do comércio varejista. Os estudos sobre os aspectos constituintes da memória de trabalho têm contribuído significativamente para a) a construção do conhecimento e intervenção profissional em ergonomia cognitiva; b) o aperfeiçoamento da avaliação de sistemas de trabalho baseados em conhecimento, processamento e interpretação de informações, bem como processos de tomada de decisões. Os participantes foram 101 profissionais que trabalham na área do comércio do vestuário, no qual as lojas estão localizadas em Porto Alegre (RS). Todos voluntariamente participaram deste estudo. O método utilizado, de tipo exploratório-descritivo, foi estruturado para o propósito deste estudo. Uma investigação de desenho transversal e um método não-probabilístico foi usado em razão da intencionalidade da escolha da população. Os dados foram obtidos através do Questionário de Avaliação de Memória de Trabalho (Q-MT). O Q-MT se constitui por 41 itens que se referiam aos comportamentos de memorizar usados pelos vendedores do comércio do vestuário. Esses comportamentos foram classificados em 06 dimensões: Atenção e Concentração, Memorização, Raciocínio, Processamento, Temporalidade e Simbolismo. Na população estudada, 65,3% eram do sexo feminino, sendo a média de idade de 21 anos 5 meses. Dos participantes, 73,3% desenvolviam suas atividades profissionais com seu tempo restrito ao trabalho, pois a atividade demonstra necessitar de alto grau de exigência de uso da memória. Os comportamentos associados às categorias de atenção e concentração, processamento e simbolismo mostraram alta exigência do uso da memória de trabalho. A categoria temporalidade foi a característica com maior grau de associação ao aumento da carga de memória de trabalho, pois eram comportamentos relacionados a cumprimento de metas, atingimento de cotas em um período determinado e que necessitavam de constante monitoração. Além disso, é possível constatar que processos como atenção, raciocínio, concentração, simbolismo e compreensão estavam envolvidos concomitantemente no sistema memória de trabalho. Os resultados apontam para as limitações do estudo, bem como direções para futuras pesquisas. The goal of this study was to develop a method to evaluate working memory strategies of the retail trade workers. The studies upon the constituent aspects of the working memory have significantly contributed to a) the construction of the knowledge and the professional intervention in cognitive ergonomics; b) the improvement on the working systems evaluation that are based on knowledge, information ,interpretation, and decision making processes as well. Participants were 101 sellers (65,3% female, 34,7 male, M age= 21,5 years, SD= (.72), who work in the clothing trade field, at stores located in downtown area of Porto Alegre (RS). All of them volunteer to participate in this study. A descriptive- exploratory analysis was structured for the purpose of this study. A cross-sectional and non-probabilistic method design was used in this investigation since subjects were not randomly but intentionally chosen. Data were obtained through the "Working Memory Assessment Questionnaire" (Q-MT). The Q-MT encompasses 41 items referring to memorizing behavior strategies the salespersons usually resort to in their clothing trade work. Those behaviors strategies were classified within 06 dimensions: Attention and focus, Memorization, Reason, Information Processing, Temporality and Symbolism. Results indicated that, among the participants, 73,3% reported having their working time restricted to the activity of selling because it requires high degree of memorizing behavior strategies. Behaviors included in the Attention, Focus, Information Processing and Symbolism were perceived as demanding high degree of use of the working memory. The category temporality have showed higher level of working memory load. Behaviors included in that dimension referred to meeting goal within a certain period of time what required constant self and environment-monitoring. Findings pointed to limitations as well as to directions for future research inquiries. pt_BR
dc.format.extent XI,154 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Psicologia industrial pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia cognitiva pt_BR
dc.title Avaliação da memória de trabalho em trabalhadores do comércio varejista pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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