Fatores críticos do sucesso de cursos de graduação

DSpace Repository

A- A A+

Fatores críticos do sucesso de cursos de graduação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida pt_BR
dc.contributor.author Muller, Gisela Regina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T14:24:22Z
dc.date.available 2012-10-20T14:24:22Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 194369 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84996
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo da pesquisa foi compreender os fatores determinantes do sucesso de cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior. A opção metodológica que norteou o desenvolvimento da pesquisa empírica foi a abordagem qualitativa e o estudo multicaso foi empregado como design de pesquisa. A estratégia escolhida para a pesquisa de campo foi a entrevista com professores e egressos de de dois cursos de graduação da Universidade do Vale do Itajaí (Ciência da Computação e Turismo e Hotelaria). Esta pesquisa mostrou que existe uma complexa trama de fatores que interferem no sucesso do desenvolvimento dos cursos de graduação. Tal conjunto é composto por fatores tangíveis e intangíveis originários do curso, da universidade e do ambiente externo. Pode-se dizer que o sucesso, a partir da perspectiva de professores e alunos, é um construto de natureza multidimensional. Ao observar a dinâmica da interação dos fatores apontados como críticos, nos dois Cursos estudados, verifica-se que existem elementos que foram preponderantes e comuns aos dois cursos. Do conjunto de fatores apontados por professores e egressos como críticos para o sucesso dos cursos de graduação, pode-se depreender que existe uma sobreposição entre os fatores da perspectiva acadêmica e os da perspectiva de negócio. Grande parte das universidades tem-se deparado com inúmeros desafios. Um dos grandes desafios da universidade é definir seu posicionamento e seu papel na sociedade 'do conhecimento'. Em que constituirá o sucesso da universidade? É necessário que se promovam amplas discussões quanto aos limites do 'ensino mercadoria' e do compromisso maior com a educação. Fica a lição: a necessidade de mudança de paradigma das instituições de ensino. Quantos cursos de graduação têm-se estruturado - nas perspectivas acadêmica e de negócio - para preparar os alunos como seres humanos integrais, capazes de empreender e ter autonomia para enfrentar as mudanças no 'mundo do emprego'? pt_BR
dc.format.extent 379 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Qualidade pt_BR
dc.subject.classification Sucesso pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Cursos de graduação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Fatores críticos do sucesso de cursos de graduação pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
194369.pdf 1.268Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar