dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Uriarte, Luiz Ricardo |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T14:19:27Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T14:19:27Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
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dc.identifier.other |
194368 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84987 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
A fase de orientação de alunos é um dos grandes desafios encontrados no modelo de educação a distância atual, senão o maior. Nos cursos de pós-graduação via internet, por exemplo, existem diversos ambientes destinados à fase das disciplinas, contendo os conteúdos a serem trabalhados, porém, quando o aluno passa para a fase de desenvolvimento do trabalho final, que exige a participação do orientador, e está necessitando de apoio específico, não o encontra com tanta facilidade. Este trabalho busca atender esta carência por intermédio do desenvolvimento de um modelo que propõe a criação de um ambiente colaborativo de orientação, com o objetivo de promover uma maior interatividade entre todos os atores do processo: alunos, professores orientadores, tutores e coordenação de orientação. Além de um ambiente visando a interatividade entre os atores, este modelo também disponibiliza diferentes serviços para os usuários. Algumas ferramentas são simplesmente para promover serviços que, apesar de não serem especificamente para a orientação, são importantes porque servem de atrativos para os estudantes, como mural e fórum aberto; outras visam facilitar a vida acadêmica, tais como: repositório de arquivos, agenda, comentários sobre alunos, administração de encontros presenciais, estatísticas, tutorial para adequação às normas técnicas, entre várias outras ferramentas descritas neste trabalho. A validação desta pesquisa foi realizada com grupos de professores orientadores, tutores de orientação e alunos de mestrado a distância do PPGEP/UFSC por intermédio de técnicas de triangulação. Estas técnicas estão detalhadas no capítulo 2 e consistem na mescla de métodos de pesquisa para formar um único método, capaz de atestar a eficácia e a eficiência do modelo desenvolvido. |
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dc.format.extent |
185 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
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dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Orientacao educacional no ensino superior |
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dc.subject.classification |
Modelos |
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dc.title |
Modelo de ambiente para orientação a distância |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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