Modelo de ambiente para orientação a distância

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Modelo de ambiente para orientação a distância

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapolli, Edis Mafra pt_BR
dc.contributor.author Uriarte, Luiz Ricardo pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T14:19:27Z
dc.date.available 2012-10-20T14:19:27Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 194368 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84987
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A fase de orientação de alunos é um dos grandes desafios encontrados no modelo de educação a distância atual, senão o maior. Nos cursos de pós-graduação via internet, por exemplo, existem diversos ambientes destinados à fase das disciplinas, contendo os conteúdos a serem trabalhados, porém, quando o aluno passa para a fase de desenvolvimento do trabalho final, que exige a participação do orientador, e está necessitando de apoio específico, não o encontra com tanta facilidade. Este trabalho busca atender esta carência por intermédio do desenvolvimento de um modelo que propõe a criação de um ambiente colaborativo de orientação, com o objetivo de promover uma maior interatividade entre todos os atores do processo: alunos, professores orientadores, tutores e coordenação de orientação. Além de um ambiente visando a interatividade entre os atores, este modelo também disponibiliza diferentes serviços para os usuários. Algumas ferramentas são simplesmente para promover serviços que, apesar de não serem especificamente para a orientação, são importantes porque servem de atrativos para os estudantes, como mural e fórum aberto; outras visam facilitar a vida acadêmica, tais como: repositório de arquivos, agenda, comentários sobre alunos, administração de encontros presenciais, estatísticas, tutorial para adequação às normas técnicas, entre várias outras ferramentas descritas neste trabalho. A validação desta pesquisa foi realizada com grupos de professores orientadores, tutores de orientação e alunos de mestrado a distância do PPGEP/UFSC por intermédio de técnicas de triangulação. Estas técnicas estão detalhadas no capítulo 2 e consistem na mescla de métodos de pesquisa para formar um único método, capaz de atestar a eficácia e a eficiência do modelo desenvolvido. pt_BR
dc.format.extent 185 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Orientacao educacional no ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.title Modelo de ambiente para orientação a distância pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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