dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sommer, Willy Arno |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Reis, Marco Antônio dos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T14:13:29Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T14:13:29Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227903 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84976 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Hoje em dia a concorrência é severa. A oferta é cada vez mais abundante e variada, principalmente no setor automobilístico onde as capacidades de produção mundiais e nacionais são excessivas e, graças ao progresso da produtividade e do investimento, tendem a aumentar progressivamente. Novos fatores econômicos só acentuam esta situação, com isso a necessidade de uma adaptação rápida a normas mais rigorosas tendem a implicar severamente sobre os produtos do setor automobilístico. As especificações da qualidade interna da empresa que interagem sobre o produto e as ações necessárias para corrigir algum distúrbio entre o produto esperado e o produto real são alguns dos objetivos centrais do presente trabalho. O referencial teórico aborda primeiro o assunto qualidade como é visto hoje, os seus princípios de formação; objetiva-se ainda a percepção do cliente sobre o produto determinando áreas a serem melhor exploradas pela Produção. Contextualizando as possíveis direções em que uma empresa possa trilhar, discutem-se soluções que envolvem Marketing e Produção no aspecto macro das organizações. As estratégias genéricas de Produção também são tratadas para que se possa objetivar sempre a busca por medidas a fim de melhorar o processo produtivo. No aspecto fundamental do trabalho observa-se que na visão dos entrevistados do setor, a questão referente à Produção é uma das mais pertinentes. Mostra-se neste ponto a importância que os padrões têm sobre a qualidade de um produto. Finalmente, apresentam-se ações sistemáticas para corrigir variações no processo estratégico da empresa, e também uma forma de apontá-las como tais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
115 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industria automobilistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produção (Teoria econômica) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Marketing |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.title |
Critérios de desempenho da produção: uma busca constante para o melhoramento empresarial na visão de profissionais da qualidade |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |