dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Taboada Rodriguez, Carlos Manuel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pires, Douglas Soares |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T14:06:24Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T14:06:24Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
226109 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84962 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O Brasil é um dos países onde não houve planejamento de longo prazo fazendo a integração dos diversos modais. Equipamentos, material rodante, bitola estreita, pouca capacidade dos terminais, além de muitos outros aspectos, deixou este modal no esquecimento e pouco competitivo. O processo de privatização procurou mudar um pouco o panorama até então apresentado, trazendo tecnologia, observando as oportunidades, enfim... Dando um diferencial e uma opção a mais para o mercado. Com isso, observa-se que é preciso "atender" melhor, estar atento as expectativas dos clientes, assumir compromissos e ousar. O modal ferroviário teve que se adequar, de um "quase" monopólio, ao processo privatização, para tornar-se mais atrativo. Neste intento, verifica-se que o aumento da velocidade média, redução dos tempos de viagem, algumas Concessionárias Ferroviárias reduzindo proporcionalmente o número de acidentes e até mesmo o cumprimento das metas estabelecidas pelo Governo Federal para a Concessão da Malha Ferroviária contribuíram para o aumento da participação das ferrovias na matriz de transporte brasileira. Esta dissertação apresenta a questão entre Competitividade, Logística e Transporte Ferroviário, analisa os acidentes ferroviários na região sul do Brasil, mais especificamente na região da cidade de Joinville-SC. Identificam quantas e onde estão localizadas as PNs (Passagens de Nível) em trechos mais críticos da região. Estabelece um ranking de causas principais para os acidentes e aspectos dos elementos de sinalização. Apresenta também, pesquisa que demonstra as expectativas dos usuários do modal, suas crítica e suas considerações. Nisso, percebe-se claramente um "choque" entre o processo de gestão da administração do modal na passagem da estrutura estatal para privada e as necessidades dos usuários, num processo de ajuste lento, com o objetivo maior da excelência no atendimento. |
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dc.format.extent |
132 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Competitividade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Logistica |
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dc.subject.classification |
Transporte ferroviario |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ferrovias |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Acidentes |
pt_BR |
dc.title |
Identificação dos acidentes no modal ferroviário de cargas num ramal de Santa Catarina: uma abordagem logística |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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