Identificação dos acidentes no modal ferroviário de cargas num ramal de Santa Catarina: uma abordagem logística

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Identificação dos acidentes no modal ferroviário de cargas num ramal de Santa Catarina: uma abordagem logística

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Taboada Rodriguez, Carlos Manuel pt_BR
dc.contributor.author Pires, Douglas Soares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T14:06:24Z
dc.date.available 2012-10-20T14:06:24Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 226109 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84962
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O Brasil é um dos países onde não houve planejamento de longo prazo fazendo a integração dos diversos modais. Equipamentos, material rodante, bitola estreita, pouca capacidade dos terminais, além de muitos outros aspectos, deixou este modal no esquecimento e pouco competitivo. O processo de privatização procurou mudar um pouco o panorama até então apresentado, trazendo tecnologia, observando as oportunidades, enfim... Dando um diferencial e uma opção a mais para o mercado. Com isso, observa-se que é preciso "atender" melhor, estar atento as expectativas dos clientes, assumir compromissos e ousar. O modal ferroviário teve que se adequar, de um "quase" monopólio, ao processo privatização, para tornar-se mais atrativo. Neste intento, verifica-se que o aumento da velocidade média, redução dos tempos de viagem, algumas Concessionárias Ferroviárias reduzindo proporcionalmente o número de acidentes e até mesmo o cumprimento das metas estabelecidas pelo Governo Federal para a Concessão da Malha Ferroviária contribuíram para o aumento da participação das ferrovias na matriz de transporte brasileira. Esta dissertação apresenta a questão entre Competitividade, Logística e Transporte Ferroviário, analisa os acidentes ferroviários na região sul do Brasil, mais especificamente na região da cidade de Joinville-SC. Identificam quantas e onde estão localizadas as PNs (Passagens de Nível) em trechos mais críticos da região. Estabelece um ranking de causas principais para os acidentes e aspectos dos elementos de sinalização. Apresenta também, pesquisa que demonstra as expectativas dos usuários do modal, suas crítica e suas considerações. Nisso, percebe-se claramente um "choque" entre o processo de gestão da administração do modal na passagem da estrutura estatal para privada e as necessidades dos usuários, num processo de ajuste lento, com o objetivo maior da excelência no atendimento. pt_BR
dc.format.extent 132 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Competitividade pt_BR
dc.subject.classification Logistica pt_BR
dc.subject.classification Transporte ferroviario pt_BR
dc.subject.classification Ferrovias pt_BR
dc.subject.classification Acidentes pt_BR
dc.title Identificação dos acidentes no modal ferroviário de cargas num ramal de Santa Catarina: uma abordagem logística pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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