dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Kliemann Neto, Francisco Jose |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Leão, Mauro Eustáquio de Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T13:56:27Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T13:56:27Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
228667 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84944 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho analisa o conceito de Responsabilidade Social das empresas e mostra a necessidade da elaboração do Balanço Social, como instrumento de divulgação de suas ações sociais. Para tanto, pesquisou-se a adoção do Balanço Social no Brasil, iniciada na década de 1980. Escolheu-se, como modelo, deste demonstrativo o sugerido pelo IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), organismo de abrangência nacional. Considerando as organizações brasileiras, constata-se que a grande maioria ainda não publica o Balanço Social, apesar de haver um empenho significativo de alguns legisladores em tornar obrigatória tal publicação. Tomando por base um caso real, apresenta-se o Balanço Social da ACESITA (Companhia Aços Especiais Itabira), empresa que está visivelmente preocupada em cumprir sua função social. A título de contribuição, foi estruturado um modelo de Balanço Social alternativo aos existentes, visando adicionar informações complementares importantes. Acredita na tendência de que o Balanço Social deve conter mais do que os projetos de ações sociais e comunitárias, no sentido de evidenciar a incorporação da Responsabilidade Social ao negócio das empresas, respondendo às expectativas da sociedade, por meio da divulgação do Balanço Social. Além disso, é legítimo que as empresas utilizem o Balanço Social como instrumento de marketing, quando elaborado de forma transparente, demonstrando a efetiva atuação social da empresa. Por fim, pôde-se concluir que as empresas brasileiras têm um longo caminho a percorrer quanto à realização efetiva de ações sociais. |
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dc.format.extent |
126 f.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Responsabilidade social da empresa |
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dc.subject.classification |
Sociedades |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empresas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
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dc.title |
O balanço social como instrumento de divulgação das ações sociais das empresas: proposição de modelo |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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