O balanço social como instrumento de divulgação das ações sociais das empresas: proposição de modelo

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O balanço social como instrumento de divulgação das ações sociais das empresas: proposição de modelo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kliemann Neto, Francisco Jose pt_BR
dc.contributor.author Leão, Mauro Eustáquio de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T13:56:27Z
dc.date.available 2012-10-20T13:56:27Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 228667 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84944
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho analisa o conceito de Responsabilidade Social das empresas e mostra a necessidade da elaboração do Balanço Social, como instrumento de divulgação de suas ações sociais. Para tanto, pesquisou-se a adoção do Balanço Social no Brasil, iniciada na década de 1980. Escolheu-se, como modelo, deste demonstrativo o sugerido pelo IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), organismo de abrangência nacional. Considerando as organizações brasileiras, constata-se que a grande maioria ainda não publica o Balanço Social, apesar de haver um empenho significativo de alguns legisladores em tornar obrigatória tal publicação. Tomando por base um caso real, apresenta-se o Balanço Social da ACESITA (Companhia Aços Especiais Itabira), empresa que está visivelmente preocupada em cumprir sua função social. A título de contribuição, foi estruturado um modelo de Balanço Social alternativo aos existentes, visando adicionar informações complementares importantes. Acredita na tendência de que o Balanço Social deve conter mais do que os projetos de ações sociais e comunitárias, no sentido de evidenciar a incorporação da Responsabilidade Social ao negócio das empresas, respondendo às expectativas da sociedade, por meio da divulgação do Balanço Social. Além disso, é legítimo que as empresas utilizem o Balanço Social como instrumento de marketing, quando elaborado de forma transparente, demonstrando a efetiva atuação social da empresa. Por fim, pôde-se concluir que as empresas brasileiras têm um longo caminho a percorrer quanto à realização efetiva de ações sociais. pt_BR
dc.format.extent 126 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Responsabilidade social da empresa pt_BR
dc.subject.classification Sociedades pt_BR
dc.subject.classification Empresas pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.title O balanço social como instrumento de divulgação das ações sociais das empresas: proposição de modelo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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