Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella

DSpace Repository

A- A A+

Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Balcewicz, Raquel Cruz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T13:40:27Z
dc.date.available 2012-10-20T13:40:27Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 192823 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84915
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract As novas tecnologias, como a informática, o computador, a Internet, CD-ROM, hipermídia e multimídia, estão se apresentando como instrumentos poderosos para serem utilizados pelos professores no contexto educacional. Para que seja possível manejar e utilizar estes instrumentos de forma eficiente e adequada, é necessário conhecer suas características e recursos. Dessa forma este trabalho teve como objetivo conhecer e avaliar os recursos do software de geometria dinâmica Cinderella, para a mediação pedagógica em disciplinas de desenho. O método utilizado para avaliar o software Cinderella foi baseado e adaptado do MAEP - Método Ergopedagógico Interativo de avaliação para Produtos Educacionais Informatizados. Este método propõe que todo o software educativo pode ser avaliado analisando-se suas interfaces pedagógica, ergonômica e comunicacional. Para atingir o objetivo desta pesquisa foi selecionada a interface pedagógica e desta os critérios de ensino e aprendizagem. Foram envolvidos na avaliação cinco professores do departamento de desenho da UFPR. Analisando-se os dados obtidos pode-se concluir que o software Cinderella apresenta um nível muito bom - nota ponderada superior a 80 - para os recursos de mediação pedagógica sob o ponto de vista dos professores avaliadores. pt_BR
dc.format.extent xi, 117 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Geometria pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
192823.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar