dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Balcewicz, Raquel Cruz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T13:40:27Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T13:40:27Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192823 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84915 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As novas tecnologias, como a informática, o computador, a Internet, CD-ROM, hipermídia e multimídia, estão se apresentando como instrumentos poderosos para serem utilizados pelos professores no contexto educacional. Para que seja possível manejar e utilizar estes instrumentos de forma eficiente e adequada, é necessário conhecer suas características e recursos. Dessa forma este trabalho teve como objetivo conhecer e avaliar os recursos do software de geometria dinâmica Cinderella, para a mediação pedagógica em disciplinas de desenho. O método utilizado para avaliar o software Cinderella foi baseado e adaptado do MAEP - Método Ergopedagógico Interativo de avaliação para Produtos Educacionais Informatizados. Este método propõe que todo o software educativo pode ser avaliado analisando-se suas interfaces pedagógica, ergonômica e comunicacional. Para atingir o objetivo desta pesquisa foi selecionada a interface pedagógica e desta os critérios de ensino e aprendizagem. Foram envolvidos na avaliação cinco professores do departamento de desenho da UFPR. Analisando-se os dados obtidos pode-se concluir que o software Cinderella apresenta um nível muito bom - nota ponderada superior a 80 - para os recursos de mediação pedagógica sob o ponto de vista dos professores avaliadores. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 117 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Softwares educacionais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Ambiente virtual para o ensino do desenho: um estudo de caso com a mediação do uso do software Cinderella |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |