Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Silva, Valdete Teixeira da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T13:10:27Z
dc.date.available 2012-10-20T13:10:27Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 199729 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84860
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo dessa tese foi interagir com equipe de desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Centro de Educação (CE), Biguaçu, na grande Florianópolis, usando os recursos da tecnologia, avaliar as ferramentas existentes nesse ambiente. Avaliou-se as ferramentas do ambiente para propor ou acrescentar novas que facilitem uma aprendizagem significativa considerando a experiência do aluno adulto, enriquecendo o interesse desse aluno para abrir novas perspectivas de vida profissional, cultural, social, política e familiar. A pesquisa foi baseada em Estudo de Caso do primeiro ano de implementação do AVA em 2002, nessa universidade para realizar aulas a distância, oferecidas pelos cursos de Administração, na disciplina Comunicação Organizacional, Curso de Pedagogia (ESI), na disciplina Currículo, Curso de Pedagogia, habilitação em Tecnologia Educacional e Treinamento Empresarial, nas disciplinas Estrutura e Funcionamento do Ensino e Sociologia da Educação II e Curso de Psicologia, na disciplina Currículo e Avaliação. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: revisão bibliográfica, e-mails, observação participante das aulas virtuais, questionários e entrevistas com os professores e os alunos envolvidos no processo. A partir dos resultados da pesquisa pode-se afirmar que um AVA deve conter ferramentas adequadas para uma educação a distância porque aprender a distância é diferente de aprender presencialmente. Essa aprendizagem exige muito mais dedicação do professor e muito interesse e disposição por parte do aluno. O professor e o aluno devem sempre estar muito próximos, mesmo que virtualmente. Nesse sentido, esse trabalho defende que, para se ter um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que atenda as necessidades do aluno e da instituição de ensino ele deve proporcionar ao aluno adulto uma aprendizagem significativa. Para tanto, um AVA deve ser composto por ferramentas adequadas para aprender de maneira significativa destacando-se em especial as ferramentas de interação para que o aluno possa interagir com o professor e com os demais atores do processo de aprendizagem. Por essa razão, conclui-se que é necessário se ter um AVA com ferramentas adequadas a esse processo. Como proposta de solução para essa necessidade e tendo em conta os resultados da pesquisa de campo e de integração das teorias realizou-se alterações e inclusão de algumas ferramentas. Defende-se ainda que o modelo do ambiente proposto poderá ser aplicado por qualquer instituição de ensino que pretende administrar disciplinas semipresenciais. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| tabs., grafs., il., ; pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.title Avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem: análise de ferramentas pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
199729.pdf 6.429Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar