Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel

Mostrar registro completo

Título: Uma proposta de trabalho para desenvolvimento de metodologias utilizando softwares matemáticos com professores da rede pública de ensino da Região de Cascavel
Autor: Berti, João Vieira
Resumo: As mudanças provocadas com o advento da tecnologia trazem a tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence, onde não basta conhecer, mas necessita-se diversificar a forma de trabalho e as propostas pedagógicas, que hoje têm ligação direta com o processo tecnológico emergente. Este pensamento torna-se relevante quando se enfoca uma disciplina tradicionalmente considerada pela grande maioria como sendo difícil e enfadonha, a Matemática, que tem sido uma das disciplinas que mais reprova e apresenta resultados de avaliações negativos. Desta forma, aliar o computador, que cativa os alunos, à matemática, tem sido um dos desafios dos educadores para aproximar a matéria do cotidiano dos alunos e facilitar seu trabalho em sala de aula. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de investigar e buscar caminhos que transformem a maneira de se apresentar a matemática, ligando-a com o computador, buscando diversidade e inovações na sala de aula, promovidas com o uso da tecnologia. Esta iniciativa parte da constatação de que a realidade de grande parte das escolas hoje consiste na sub-utilização dos laboratórios de informática no desempenho das atividades docentes, com elevada taxa de ociosidade dos computadores. O trabalho conjunto de desenvolvimento de atividades baseadas principalmente em softwares como o Microsoft Excell, o Gèomètre Cabri e a linguagem Logo, somado ao contínuo acompanhamento e observação das atividades em sala de aula possibilitaram não apenas verificar a efetividade de propostas baseadas na capacidade intrínseca de manipulação de dados e informações e sua representação gráfica e apresentação oferecidas pelo computador, mas principalmente pela oferta, ao aluno, de um novo ambiente de aprendizado, marcado principalmente pela interatividade e pela atratividade, e que, ao mesmo tempo, atua no sentido de preparar o futuro cidadão a gerenciar uma tecnologia que encontra-se no cerne de toda a atividade promovida pelas sociedades contemporâneas. Entre as constatações amplamente vantajosas de uma prática metodológica e mesmo pedagógica calcada nos laboratórios de informática, uma importante percepção que se extraiu foi a da grande necessidade de estabelecimento prévio de objetivos e de estratégias de realização destes objetivos, sob risco de desperdício e de ineficácia de todo um processo de preparação e pesquisa realizado pelo professor. The transformations caused by technology have brought to the scene questions concerned to professional standpoints, specially teachers, in face of their own commitment with their students and their society, a place where knowledge is not enough anymore, but where a new way of doing things and jobs is requested. This thinking is even more relevant when it focus Mathmatics, tradicionally considered a difficult subject to understand and to learn. This way, alliyng computer to the mathematics is one of the more difficult challenges to teachers in their pursue to get math to student´s everyday. So, the purpose of this wok is to investigate and find ways to present mathmatic connected to computers, in a technology based environment , since most of schools seems to underuse their computing laboratories in everyday classes. It is expectd that the development of activities using softwares as Logo, Géomètre Cabri and Excell, along with observation and research would allow to verify the efectiveness of such proposals based on technology and the offering to the students of a new learning enviroment, more adequated to this days.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84827
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar