dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Isaia, Artur Cesar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Piazza, Maria de Fatima Fontes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T12:51:39Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T12:51:39Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191786 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84826 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História. |
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dc.description.abstract |
Análise do mecenato Capanema através dos afrescos dos "ciclos econômicos", executados pelo pintor Cândido Portinari (1903-1962), para compor o "moderno" edifício do Ministro da Educação e Saúde Pública projetado pela equipe de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O ministro Capanema esteve à frente do Ministério de 1934 a 1945, onde promoveu uma verdadeira "revolução" na área da cultura e da educação no Brasil, ao congregar artistas e intelectuais no afã da construção de um projeto de "Brasil-Moderno". Para desvendar o universo do Ministério Capanema, seguiu-se a trilha da história dos intelectuais desenvolvida pela historiografia francesa (Sirinelli e Trebitsch), tendo como premissa que, as cartas e as revistas literárias são analisadas como "lugar de sociabilidade intelectual". Sob esta perspectiva, Portinari não foi um "pintor oficial", nem a sua "arte engajada. No contexto do Estado Novo (1937-1945) - nacionalista e ufanista -, em que as imagens da brasilidade são evocadas para construir a nação, a obra portinariana foi apropriada pelo regime porque possuía uma linguagem e uma imagística brasileiras. Entretanto, os afrescos dos "ciclos econômicos" não cumpriram o objetivo da politização da arte, não alcançando públicos massivos em face de sua localização. |
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dc.format.extent |
xi, 365 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Artes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Civilização moderna |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte |
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dc.subject.classification |
Mecenato |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pintura e decoracao mural |
pt_BR |
dc.title |
Os afrescos nos trópicos: Portinari e o mecenato Capanema |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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