Fidelização de clientes no mercado varejista de comunicação visual

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Fidelização de clientes no mercado varejista de comunicação visual

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Jane Iara Pereira da pt_BR
dc.contributor.author Godoy, Ivandel Rogério pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T12:51:05Z
dc.date.available 2012-10-20T12:51:05Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 223786 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84825
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do processo de fidelização de clientes nas organizações. A escolha do tema se justifica devido às atuais perspectivas de crescimento num mercado global, altamente competitivo, onde aquelas organizações que estiverem melhor preparadas - tanto em nível de recursos humanos, como em nível de tecnologia - estarão dominando o mercado futuro. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, seguida de estudo de caso, através de um amplo referencial bibliográfico, e a pesquisa de campo, com a aplicação de questionários aos clientes da empresa Vinil Art. Buscou-se trabalhar um referencial teórico com autores clássicos do marketing. Os resultados do trabalho de campo com o banco de dados da empresa serviram para mostrar a realidade dos consumidores. Em um primeiro momento, verificou-se a importância do bom atendimento e de um bom "mix" de produtos a serem oferecidos aos clientes. Em um segundo momento, verificou-se a importância, para Vinil Art , de ter um banco de dados, onde possa conhecer melhor sua carteira de clientes. As conclusões que se buscaram neste estudo respondem, de maneira significativa, aos objetivos do trabalho, pois foi possível visualizar melhor o comportamento de consumo dos clientes e o crescimento profissional dos colaboradores e do proprietário da empresa Vinil Art. Ltda. pt_BR
dc.format.extent 106 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comunicação visual pt_BR
dc.subject.classification Marketing de relacionamento pt_BR
dc.subject.classification Serviço ao cliente pt_BR
dc.title Fidelização de clientes no mercado varejista de comunicação visual pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
223786.pdf 2.329Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar