A visão empresarial sobre o designer na indústria moveleira: um elemento agregador de valor

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A visão empresarial sobre o designer na indústria moveleira: um elemento agregador de valor

Mostrar registro completo

Título: A visão empresarial sobre o designer na indústria moveleira: um elemento agregador de valor
Autor: Luza, Rosilene Przydzimirski
Resumo: Esta pesquisa procurou verificar a visão do empresário acerca do papel que o designer exerce junto à indústria moveleira como elemento agregador de valor no que tange aos serviços prestados a este setor, identificando como o trabalho deste profissional auxilia no desenvolvimento dos produtos, coletando a opinião dos empresários quanto aos serviços prestados, e, enfim, buscando saber se há ou não agregação de valor aos produtos por ele desenvolvidos. No referencial teórico mostra-se o panorama da indústria moveleira no Brasil, o design, o designer de móveis. A pesquisa de campo está delimitada a empresas do setor moveleiro de Curitiba e Região Metropolitana que participam do Programa Promóvel, e que já utilizam os serviços do designer. A coleta de dados (endereçada a quinze empresas) foi feita através de questionário, organizado em quatro blocos: dados da empresa, qualificação do designer, desempenho do designer, integração designer-empresa, além dos aspectos gerais da empresa, porte, número de funcionários e faturamento. Com a conclusão deste trabalho, pôde-se constatar que a utilização deste profissional é de suma importância como agregador de valor para a indústria moveleira, pois a participação do designer gera produtos com qualidade, minimização de preço, imagem confiável com solidez e fidelização, e ampliação de mercado. This research aims at checking the entrepreneur's view about the role the designer exerts in the furniture industry as en aggregation element of value on the services developed in this area, identifying how this professional's work helps in the development of the products, collecting entrepreneurs' opinions about the work done, and investigating whether there is or not aggregation of value to the products developed by the designer. In the theoretical reference it is shown the scenery of the furniture industry in Brazil, design, and the furniture designer. The field research is limited to industries of furniture in Curitiba and Metropolitan Region which participate in Programa Promóvel and also use the services of a designer. The data collection (addressed to fifteen companies) was done by means of a questionnaire, organized in four parts: industry data, designer qualification, designer's work, designer-industry integration, besides the general characteristics of the industry: size, number of employees and profit. In the conclusion of this study it is shown that the use of this professional is extremely important as an aggregator of value for the furniture industry, because the designer's participation generates quality products, low prices, trustful image with consistence and trustworthiness and market enlargement.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84782
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224548.pdf 877.0Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar