Proposta metodológica para inovação de produtos em unidades de informação/bibliotecas disponíveis na internet, focada no cliente: uma aplicação na Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Proposta metodológica para inovação de produtos em unidades de informação/bibliotecas disponíveis na internet, focada no cliente: uma aplicação na Fundação Universidade Federal do Rio Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rados, Gregorio Jean Varvakis pt_BR
dc.contributor.author Miranda, Angélica Conceição Dias pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T12:27:33Z
dc.date.available 2012-10-20T12:27:33Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 214052 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84781
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O crescente avanço das tecnologias de informação e comunicação tem possibilitado às bibliotecas universitárias o trabalho em rede de computadores para que possam acompanhar o ritmo da evolução e da administração das tarefas e rotinas das Bibliotecas. O oferecimento de produtos online permite que usuário/cliente possa se beneficiar facilitando o acesso e o uso da informação e minimizando seu tempo . O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de gestão para inovação de produtos disponíveis na web, da biblioteca universitária da FURG, mantendo a melhoria contínua com foco no cliente. A revisão da literatura conceitua as bibliotecas, dedicando uma parte, em especial, as bibliotecas universitárias, contextualizando sua importância no âmbito institucional bem como a necessidade de sua atualização tecnológica. Destaca padrões para recuperação da informação na web e aspectos relativos a gestão da informação. A proposta dessa pesquisa constitui-se no gerenciamento de processos utilizando a ferramenta benchmarking. Essa metodologia possibilita a busca da melhoria contínua a qual se propõe trabalhar. Este estudo envolveu uma população de 97docentes com formação nos cursos de engenharia (descritos no decorrer do trabalho), sendo que 32 fizeram parte da amostra, totalizando 33%. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário com 9 questões abertas e fechadas aplicado a população pesquisada. Os resultados alcançados mostram que 38% tem formação na graduação em engenharia civil, 31% engenharia mecânica, engenharia química 19% , sendo que engenharia de alimentos, engenharia metalúrgica, engenharia elétrica e engenharia industrial, cada uma somou 3%. Dos pesquisados, 79% concluiu a graduação na FURG, 19% cursou especialização, 81.5% cursou mestrado e 53% doutorado. Todos ministram aula para a graduação, sendo que apenas um pesquisado ministra aulas para cursos fora das engenharias. A finalidade de acesso a internet se destaca para fins profissionais com 44% seguida para fins pessoais com 31% e para lazer em 24% das respostas. O Portal da Capes foi citado como biblioteca mais usada na rede (30%), seguido da biblioteca da UFRGS (22%), da USP (19%), da UNICAMP e a da UFSC(13% cada). As informações mais acessadas são os artigos de periódicos 36%, teses 22%, livros 20% e anais com 20%, sendo que 2% dos pesquisados não respondeu esta questão. Conclui-se que as pessoas necessitam de informação organizada e a procuram em lugares onde tenham facilidade de realizar a busca e encontrar o material desejado, de preferência num sistema de informação que esteja disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. pt_BR
dc.format.extent 110 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecas universitarias pt_BR
dc.subject.classification Melhoria contínua pt_BR
dc.subject.classification Benchmarking pt_BR
dc.subject.classification (Administracao) pt_BR
dc.title Proposta metodológica para inovação de produtos em unidades de informação/bibliotecas disponíveis na internet, focada no cliente: uma aplicação na Fundação Universidade Federal do Rio Grande pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
214052.pdf 556.2Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar