Educação corporativa: um método de apoio à decisão para implantação nas organizações empresariais

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação corporativa: um método de apoio à decisão para implantação nas organizações empresariais

Mostrar registro completo

Título: Educação corporativa: um método de apoio à decisão para implantação nas organizações empresariais
Autor: Freitas, Maria do Carmo Duarte
Resumo: No âmbito das organizações, ao longo do tempo, a modernização do sistema produtivo vem requerendo agilidade no processo de qualificação dos profissionais, empreendedores, executivos e pesquisadores. Como o sistema educacional não tem acompanhado, na mesma velocidade, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, o empresariado investe e estimula a formação profissionalizante de seus parceiros e funcionários, fazendo uso das tecnologias de informação e comunicação. Este trabalho investiga o fenômeno das organizações produtivas, que investem em Universidades Corporativas ou em centros de formação, com o objetivo de melhor qualificar seus quadros profissionais. A tese desenvolveu um método para apoiar a tomada de decisão dos gestores nas empresas, no planejamento e implantação de programas educacionais, em todos os níveis organizacionais, com o suporte ou não de tecnologia. O Método de Apoio à Decisão em Educação Corporativa - MADEC foi construído a partir de um aprofundamento teórico e de pesquisas em campo. Foram visitadas empresas, estabelecidas no território nacional que investem na formação profissional de seus funcionários. Observou-se qual a estrutura que motivou a melhoria do nível de educação geral e profissional nessas empresas. O MADEC é composto por quatro grandes etapas administrativas entrelaçadas: Análise Estratégica para Educação Profissional, Projeto e Produção de Produto Educacional, Gestão Estratégica de Serviços e Gestão de Infra-estrutura e Legalização. A abrangência do método é sistêmica por agregar vários elementos (pessoas, produtos, tecnologia e mercado). A implantação do MADEC na DATASUL, empresa de Joinville (SC), permitiu entender como funciona a gestão da educação numa empresa de porte médio e capital genuinamente brasileiro, apontando as dificuldades e limitações quanto à aquisição de equipamento computacional, fato importante pela necessidade de integração entre o ambiente real e o ambiente virtual (Internet). Pode-se concluir em relação a DATASUL que a perspectiva dos procedimentos tecnológicos e o treinamento a distância foram implantados com eficiência.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84773
Data: 2003


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
198179.pdf 3.943Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar