A comunicação interna do lançamento do "programa de segmentação comportamental e marketing de relacionamento pessoa física do Banco do Brasil": um estudo de caso

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A comunicação interna do lançamento do "programa de segmentação comportamental e marketing de relacionamento pessoa física do Banco do Brasil": um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cardoso, Olga Regina pt_BR
dc.contributor.author Araújo Filho, Alcides A de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T12:16:41Z
dc.date.available 2012-10-20T12:16:41Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 225313 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84761
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Hoje, a comunicação é ferramenta imprescindível de resultados, de competitividade na busca da qualidade e de negócios globalizados. E a comunicação com o público interno é essencial e estratégica. No Banco do Brasil, o Programa de Segmentação Comportamental e Marketing de Relacionamento Pessoa Física, implantado em 2000/2001, teve o foco inicial de divulgação nos seus funcionários. No lançamento do Programa, houve uma série de ações de comunicação interna que serão analisadas sob a ótica da atividade de Relações Públicas para o lançamento de novos produtos e serviços. Foi utilizada a amostragem não probabilística intencional e entrevistados 33 funcionários, através de um roteiro semi-estruturado. A investigação atingiu os objetivos pretendidos, uma vez que descreveu a estratégia de comunicação interna do Programa, os meios de comunicação interna do BB, distinguiu os canais de comunicação percebidos na implantação do programa, propôs soluções e melhorias no processo adotado e identificou as formas de comunicação mais eficazes na visão destes funcionários. Qualitativamente, e através da observação participativa, este estudo de caso é rico em informações e análises. Concluiu-se que a comunicação interna do lançamento do Programa foi, dependendo do meio ou forma realizada, informativa, não multidirecional ou integrada, interativa e sinérgica e que não houve um tempo razoável, anterior ao lançamento, de preparação e sensibilização dos funcionários. Os objetivos desta comunicação, na prática e na percepção dos funcionários, foram: estabelecer ligação, unir, informar..., focando-se dois territórios complexos, a mente e o coração destes. pt_BR
dc.format.extent 271 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Comunicação pt_BR
dc.subject.classification Marketing pt_BR
dc.subject.classification Relações públicas pt_BR
dc.subject.classification Comunicação empresarial pt_BR
dc.subject.classification Relações intersetoriais pt_BR
dc.title A comunicação interna do lançamento do "programa de segmentação comportamental e marketing de relacionamento pessoa física do Banco do Brasil": um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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