dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cybis, Walter de Abreu |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Raabe, Renate de Oliveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T11:38:35Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T11:38:35Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
230423 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84692 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta a proposta do "Estágio Virtual", como abordagem pedagógica para o ensino à distância em Engenharia de Usabilidade seguindo a teoria sócio-interacionista de Vygotsky. O "Estágio Virtual" foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar um estágio fictício em uma empresa também fictícia, tendo como objetivo motivar, informar e principalmente capacitar, acadêmicos em engenharia de usabilidade, através de atividades práticas semelhantes àquelas realizadas em empresas do mercado de trabalho real. Este trabalho relata também a aplicação desta proposta em um estudo de caso, bem como as conclusões que dele se pode tirar. A empresa fictícia foi sediada em um website fazendo parte de um ambiente de aprendizagem virtual criado no TelEduc. A análise do experimento demonstrou a validade da proposta e possibilitou a identificação de vantagens, problemas com suas respectivas causas e soluções |
pt_BR |
dc.format.extent |
115 f.| grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estágio virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Usabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Estudo-piloto e proposta de estágio virtual à distância em engenharia de usabilidade |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |