Uma proposta de educação ambiental integrando o princípio dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) nas unidades escolares municipais de Santo Amaro da Imperatriz - SC

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Uma proposta de educação ambiental integrando o princípio dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) nas unidades escolares municipais de Santo Amaro da Imperatriz - SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Panitz, Clarice Maria Neves pt_BR
dc.contributor.author Silva, Schirley Machado da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T10:02:20Z
dc.date.available 2012-10-20T10:02:20Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 193537 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84515
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract Nas últimas décadas os impactos decorrentes do modelo econômico vigente, "produção-consumo-descarte", criaram problemas ambientais tais como o esgotamento da capacidade de suporte dos recursos naturais, a poluição da água, do solo e do ar e a conseqüente produção exagerada de resíduos sólidos. O objetivo principal desse trabalho é aplicar o Princípio dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) mediante uma proposta de Educação Ambiental para a redução dos resíduos sólidos nas unidades escolares municipais de Santo Amaro da Imperatriz - SC, Brasil. Essa cidade está localizada na bacia hidrográfica do rio Cubatão, dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Área de Preservação Permanente). É responsável pelo abastecimento de 700 mil habitantes da Grande Florianópolis, capital do Estado, e emprega grande quantidade de agrotóxicos com culturas de hortaliças, à montante da captação de água. Um programa estruturado em módulos foi elaborado para a construção do conhecimento sobre os 3 Rs e implantado nas escolas em três etapas (os docentes das 11 escolas e 14 pré-escolas, discentes e comunidade em duas escolas pilotos) durante os anos de 2000 e 2001. A finalidade é a busca da mudança de hábitos, atitudes e comportamentos nessas comunidades escolares em relação às questões ambientais. Para estabelecer o processo de aprendizagem, contou-se com a cooperação de órgãos ambientais, empresas estatais, universidades e profissionais autônomos que ministraram palestras, cursos, saídas de campo e as oficinas ecológicas. Essas atividades foram importantes ferramentas usadas para sensibilizar, conscientizar e/ou habilitar as comunidades escolares sobre técnicas para a redução dos resíduos sólidos e, ao mesmo tempo, facilitar a participação de cada indivíduo na solução dos problemas ambientais. A análise dos dados deu-se de forma qualitativa com apoio de dados quantitativos, sempre que possível. O trabalho se mostrou inédito nessas unidades escolares.A conscientização dos professores como agentes multiplicadores foi fundamental na disseminação dos conhecimentos adquiridos na primeira etapa. No total foram 37 atividades, das quais 27 foram atividades práticas (saídas de campo, oficinas ecológicas) envolvendo em média 25 professores, 145 alunos e 56 pessoas em 147 horas de treinamento. Os principais resultados foram observados nas escolas piloto que incorporaram a prática da minhocultura para o tratamento do lixo orgânico; mudanças de comportamento quanto ao valor que era atribuído ao lixo que hoje é considerado fonte de renda; o encaminhamento de materiais recicláveis para as escolas, com a venda aos sucateiros da região; o envolvimento da comunidade na busca de soluções para os problemas do bairro. De forma objetiva, o projeto mostrou ganhos sociais, ambientais e econômicos, ou seja, é possível promover o "desenvolvimento sustentável". Em dois anos, R$1.344,00 foram economizados por meio do tratamento dos resíduos orgânicos: 9 toneladas foram recicladas por meio da compostagem e suinocultura. Um ótimo resultado foi a implementação da coleta seletiva nas escolas piloto. Nossa sugestão é que este projeto seja implementado nas demais unidades escolares e se estenda a toda população, pois formar cidadãos capazes de transformarem-se e transformar sua realidade é primordial para esta nova percepção da terra como uma única comunidade. Os resultados foram visíveis e concretos, confirmando que é possível mudar comportamentos, especialmente, sobre os resíduos sólidos por meio da Educação Ambiental, aplicando o princípio dos 3 Rs. pt_BR
dc.format.extent xii, 177 f.| il., tabs., mapas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia ambiental pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Santo Amaro da Imperatriz (SC) pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.title Uma proposta de educação ambiental integrando o princípio dos 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) nas unidades escolares municipais de Santo Amaro da Imperatriz - SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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