Avaliação do Projeto PROINFO através da sua estrutura operacional: estudo de caso do NTE-SEDUC/Belém

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Avaliação do Projeto PROINFO através da sua estrutura operacional: estudo de caso do NTE-SEDUC/Belém

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wazlawick, Raul Sidnei pt_BR
dc.contributor.author Queiroz, Izabel Cristina Góes de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T09:14:13Z
dc.date.available 2012-10-20T09:14:13Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 184568 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84427
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda um tema de grande relevância no atual quadro de expansão da informática aplicada no âmbito educacional, qual seja, o da avaliação das condições de implantação e utilização de programas que objetivem a disseminação dessa tecnologia. Partindo da experiência profissional como docente e observando as dificuldades em um contexto definido, o NTE - SEDUC/Belém, a autora realiza um processo de avaliação do Projeto PROINFO com a participação ativa dos sujeitos da pesquisa que com suas proposições iniciais contribuíram para a construção do instrumento final de avaliação, cujo objetivo, não foi só o de contornar os problemas detectados neste contexto específico, mas contribuir para a reorientação e aperfeiçoamento do Programa em contextos semelhantes. Baseada nas proposições preliminares dos professores buscou-se indícios que avaliassem a capacitação, o assessoramento pedagógico, o suporte técnico, a organização didático-pedagógica e infra-estrutura, oportunizando também a auto-avaliação. O resultado apresentado não é fruto apenas da pesquisa em si, mas reflete as considerações, percepções e sentimentos explicitados pelos professores no decorrer do processo de avaliação A análise dos dados constata a convergência de interesses dos multiplicadores e facilitadores no sentido de uma adequada utilização dos computadores na educação e recomenda a sistematização dos processos de avaliação, a definição de projetos políticos pedagógicos e a capacitação dos gestores escolares como forma de aprimorar o programa. pt_BR
dc.format.extent iii, [136] f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Avaliação do Projeto PROINFO através da sua estrutura operacional: estudo de caso do NTE-SEDUC/Belém pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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