As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi

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As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nascimento, Juarez Vieira do pt_BR
dc.contributor.author Feitosa, Wallacy Milton do Nascimento pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T09:07:46Z
dc.date.available 2012-10-20T09:07:46Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 182263 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84415
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física pt_BR
dc.description.abstract Na atualidade, a Educação Física brasileira atravessa um período muito importante, principalmente após a regulamentação da profissão (Lei 9696/98). Além disso, o modelo atual de formação profissional tem gerado algumas discussões de problemas que envolvem a relação entre o sistema educacional e o sistema ocupacional, em que o mercado de trabalho da área apresenta-se bastante dinâmico. Por um lado, têm-se ampliadas as opções de ocupação na área e, por outro, exige-se dos profissionais a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes para um melhor desempenho. Diante deste quadro, o presente estudo se propôs a estabelecer as competências específicas dos profissionais de Educação Física de acordo com as áreas de atuação da Docência em Educação Física no Ensino Fundamental e Médio, Treinamento Esportivo das diversas modalidades e Orientação de Atividades Físicas para grupos e indivíduos. Foi utilizada a Técnica Delphi com três momentos distintos (rounds), a fim de alcançar um nível de consenso esperado entre os especialistas. Foram compostos três painéis de especialistas, um para cada ocupação. Na análise dos dados, fez-se uso da estatística descritiva, mais especificamente as medidas de tendência central (média, moda e mediana), dispersão (desvio-padrão), como também as freqüências dos escores e percentagens de cada competência. As opiniões dos participantes nos três painéis apresentaram consenso sobre as competências específicas ou essenciais ao profissional de Educação Física. Desta forma, foi possível detectar um conjunto de conhecimentos (conceitual, procedimental e contextual), habilidades (planejamento, comunicação, avaliação, incentivação e gestão) e atitudes necessárias ao desempenho profissional nas áreas específicas de atuação. Sobre as tendências de diminuição e aumento da importância atribuída às competências definidas pelo estudo e o período em que acontecerá, os três painéis apresentaram opinião bastante similar de que a importância atribuída às competências tenderá a aumentar no período de 2002 a 2004. Espera-se que esta investigação possa fornecer informações tais que permitam àqueles envolvidos e preocupados com o desenvolvimento da profissão de Educação Física tomar decisões mais embasadas, explorar possibilidades e alternativas na delimitação e especificação das competências e atividades a desempenhar pelo profissional da área. pt_BR
dc.format.extent xiii,64 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Educação física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title As competências específicas do profissional de educação física: um estudo Delphi pt_BR
dc.type Dissertação(Mestrado) pt_BR


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