dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cruz, Dulce Márcia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Andréa de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T09:07:14Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T09:07:14Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225271 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84414 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a EaD por videoconferência mostrou ser uma modalidade adequada, que se constitui em uma oportunidade de mudança no ensino. Mudança esta necessária para atender à demanda imposta pelos novos paradigmas da educação, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias e à globalização da informação e da economia. Neste contexto o Laboratório de Ensino a Distância - LED, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, viabiliza cursos de Pós-graduação no modelo presencial-virtual, com o objetivo de tornar a educação acessível a todos. O Instituto Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte buscou a parceria com a UFSC para atender à necessidade de capacitação e atualização de seu corpo docente. Durante o acompanhamento aos alunos dos cursos percebeu-se a necessidade e importância de se analisar esta parceria a partir do ponto de vista dos alunos. O presente estudo analisa a parceria de EaD entre IMIH e UFSC, visando medir o grau de satisfação dos alunos, nos aspectos relativos ao curso, ao suporte recebido, à comunicação entre os diversos atores e a interação dos alunos com as mídias utilizadas, bem como propor adequações para aprimorar este modelo de parceria de EaD no Brasil. |
pt_BR |
dc.format.extent |
103 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Videoconferencias |
pt_BR |
dc.title |
Análise do grau de satisfação dos alunos da parceria em EAD por videoconferência entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Instituto Metodista Izabela Hendrix: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |