Adaptação estratégica nas empresas transportadoras de valores: um estudo de caso na cidade de Goiânia-Goiás

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Adaptação estratégica nas empresas transportadoras de valores: um estudo de caso na cidade de Goiânia-Goiás

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves Filho, Antonio pt_BR
dc.contributor.author Mendes, Aderrone Vieira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T09:06:10Z
dc.date.available 2012-10-20T09:06:10Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 193014 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84412
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract .A pesquisa aborda a adaptação estratégica ocorrida na indústria do transporte de valores na cidade de Goiânia-Goiás. O assunto é relevante, uma vez que é o setor responsável pela distribuição do meio circulante, isto é, todo numerário que chega à população passa por uma transportadora de valores.Possui como objetivo geral verificar como ocorreu a adaptação estratégica organizacional, conforme local especificado no período de 1990 a 2000, contribuindo para a redução da lacuna existente quanto a trabalhos científicos no setor. Para tornar possível a obtenção deste objetivo definem-se outros chamados específicos, a saber: descrever o ambiente econômico mundial, brasileiro e goiano; descrever ambiente específico das transportadoras, onde são apresentadas as várias evoluções no setor; pesquisar como cada empresa se posicionou frente às mudanças ambientais; investigar se há relação entre mudança do ambiente e adaptação estratégica organizacional; verificar se houve diferenciação entre a postura da líder de mercado e as demais; verificar quais eram as empresas componentes da indústria de transporte de valores dentro do período estudado; pesquisar sobre a existência de alterações no foco dos negócios das empresas; verificar se as empresas conseguiram efetuar escolhas, quando das mudanças; investigar o processo competitivo da indústria quanto a novos entrantes. Em sua forma metodológica, trata-se de um estudo qualitativo, com a apresentação dos resultados por meio de um estudo de multi-caso. Quanto à forma de coleta de dados da pesquisa utiliza-se a documental histórica e a pesquisa de campo aplicando-se o método da direct research (Mintzberg e McHugh, 1985). No desenvolvimento da pesquisa apresentam-se as inter-relações das empresas participantes do mercado. O período da pesquisa subdivide-se em três outros, chamados estratégicos. pt_BR
dc.format.extent 138 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Empresas de transporte pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Capital (Economia) pt_BR
dc.subject.classification Transporte pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Empresas de transporte pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title Adaptação estratégica nas empresas transportadoras de valores: um estudo de caso na cidade de Goiânia-Goiás pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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