dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zanella, Andrea Vieira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Francisco, Paulo Roberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T08:16:42Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T08:16:42Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
190700 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84320 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo visa contribuir com a discussão acerca da posição e da função da Psi-cologia no contexto educacional, mais especificamente, com relação ao fenômeno das Dificuldades de Aprendizagem. Para tanto, delimitou-se como principal objetivo, ca-racterizar a produção acadêmica brasileira voltada para a problemática das Dificuldades de Aprendizagem, procurando identificar nessa produção, sobretudo, as tendências ex-plicativas quanto aos determinantes de tal problemática. Foram selecionadas todas as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação em Psicologia no Brasil du-rante os cinco anos compreendidos entre 1996 e 2000, cujo tema estivesse de alguma forma relacionado à questão do não-aprender. Os trabalhos passaram por exaustiva aná-lise taxonômica e receberam tratamento estatístico com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. As principais categorias de análise foram estabelecidas a posteriori, ex-traídas dos textos examinados. Como fio condutor da discussão utilizou-se a tendência reducionista, constatada através de breve revisão bibliográfica apresentada a título de introdução. Os resultados mostraram-se ambíguos. Considerando a totalidade dos estu-dos examinados, verifica-se a confirmação do modelo reducionista na medida em que a principal explicação para o problema recai sobre o aluno e/ou a família, por outro lado, a observação da evolução no tempo indica uma aparente tendência para a articulação das variáveis referentes à escola, sobretudo os métodos e programas de ensino. Consta-tou-se ainda uma larga gama de perspectivas teóricas sustentando esses estudos, resul-tando em uma multiplicidade de temáticas focalizadas, bem como, numa grande quanti-dade e diversidade de variáveis consideradas; algumas destas sendo apontadas exclusi-vamente por trabalhos de uma única base teórico-metodológica. Além disso, foi possí-vel constatar a falta de uma demarcação clara do fenômeno estudado e, portanto, a invi-abilização de uma agenda de pesquisa capaz de articular esses diversos estudos em tor-no de um objetivo comum. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, 118 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Disturbios da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produção cientifica |
pt_BR |
dc.title |
Tendências nas dissertações e teses em psicologia sobre as dificuldades de aprendizagem escolar na segundo metade da década de 90 |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |