dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barcia, Ricardo Miranda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Martins, Janae Gonçalves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T08:07:37Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T08:07:37Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191466 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84303 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma estratégia didático-pedagógica centrada no aluno. É usada hoje de forma globalizada, em uma instrução mais elevada, em áreas tais como medicina, veterinária, direito, saúde pública, etc. Um problema é utilizado como estímulo à aquisição de conhecimento e compreensão de conceitos. Ele é o elemento central em um currículo de aprendizagem baseada em problemas. O objetivo desta tese é propor um modelo de estratégia metodológica de ensino-aprendizagem baseada em ABP, aplicada em ambiente virtual de aprendizagem, fazendo-se cumprir premissas advindas da aprendizagem baseada em problemas. Esse modelo tem como finalidade principal promover a motivação, interesse, autonomia e auto-aprendizagem do aluno. Dois casos são desenvolvidos detalhadamente, exemplificando a característica prática da proposta do modelo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
219 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem baseada em problemas aplicada a ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |