Abstract:
|
Esta dissertação de mestrado aborda a questão da educação a distância e da cultura organizacional, através de um estudo de caso de caráter descritivo-exploratório realizado em uma grande empresa do setor financeiro: o Banco do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário de pesquisa encaminhado a participantes de cursos a distância realizados por essa empresa, de acordo com Inventário de Valores Organizacionais, modelo elaborado por Tamayo, Mendes e Torres da Paz. A análise dos dados identificou os valores organizacionais mais significativos dessa empresa na percepção de funcionários participantes de cursos de educação a distância e aponta as congruências e as diferenças verificadas entre essas percepções. Esta pesquisa confirma os resultados obtidos através do referido Inventário de Valores Organizacionais e evidencia a existência de valores organizacionais que facilitam e de outros valores organizacionais que dificultam a implementação da educação a distância na empresa, perpassando por todo o quadro funcional da empresa e aparecendo, de forma uniforme, em todos os seus segmentos. Constata-se, também, que não se registram grandes diferenças entres os valores organizacionais percebidos pelos participantes de cursos de educação a distância, o que denota uma grande homogeneidade entre os respondentes. |