A avaliação do sistema de ensino superior brasileiro: a disputa estre discursos e dados

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A avaliação do sistema de ensino superior brasileiro: a disputa estre discursos e dados

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Seibel, Erni Jose pt_BR
dc.contributor.author Collares, Mirian Elizabet Hahmeyer pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T07:45:32Z
dc.date.available 2012-10-20T07:45:32Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 187110 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84262
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. pt_BR
dc.description.abstract Considerando as possibilidades de pesquisas que podem e são desenvolvidas sobre o ensino superior brasileiro e vasta gama de informações criadas nos últimos anos, principalmente através dos processos avaliativos implantados pelo Ministério da Educação - MEC, após a Lei de Diretrizes e Bases - LDB/96, buscamos nesse trabalho analisar e avaliar os principais discursos sobre o processo avaliativo, bem como os resultados obtidos a partir dos dados publicizados pelo Ministério desde a implementação dos mecanismos avaliativos (de 1997 a 2000). Assim como não podia deixar de faltar, nossa pesquisa aborda as questões centrais das políticas de ensino superior brasileiras dos últimos anos, visando sempre uma reflexão sobre seus pontos mais importantes, buscando na imensa literatura os autores que produzem os trabalhos mais significativos quanto ao tema. Ampliando as possibilidades de discussões e apontando para os critérios avaliados, essa pesquisa, despretensiosamente, busca trazer para o debate novos subsídios e ponderações quanto a pertinência das avaliações feitas pelo MEC, bem como a manipulação dos resultados obtidos. Juntamente com uma apropriação dos discursos dos principais atores envolvidos, fizemos a análise dos dados publicados, partindo dos indicadores mais expressivos que possibilitariam estabelecer alguma relação com os discursos. Fazendo a correlação de alguns indicadores e buscando deles extrair percentuais para uma maior aproximação da realidade, compreendendo sua pertinência e identificando as relações possíveis, chegamos ao fim de nossa pesquisa com a angústia de perceber o quanto os discursos utilizados pelo Ministério, ou melhor, pelos seus representantes, não se correspondem, apresentam-se desconexos e fora da realidade social brasileira. pt_BR
dc.format.extent iii, 136 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.title A avaliação do sistema de ensino superior brasileiro: a disputa estre discursos e dados pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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