dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rados, Gregorio Jean Varvakis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Faqueti, Marouva Fallgatter |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T07:45:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T07:45:00Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185574 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84261 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em meio à explosão informacional e os avanços tecnológicos que facilitam sua ampla disseminação, urge que as pessoas desenvolvam e aperfeiçoem cada vez mais suas habilidades em buscar e usar informações de forma crítica e criativa. As instituições educacionais devem contribuir para aquisição dessas habilidades capacitando seus alunos para que possam aprender ao longo de suas vidas com autonomia. A pesquisa escolar tem sido apontada na literatura como um importante recurso para estimular o seu aprendizado. Entendendo-se que e o bibliotecário pode exercer um importante papel no contexto, este trabalho objetivou apresentar a proposta de um modelo de ensino-aprendizagem para o processo de pesquisa escolar integrando sua atuação junto a professores e alunos. Para atingir este objetivo, identificou-se inicialmente, elementos teórico-práticos na literatura sobre o processo de pesquisa escolar, bem como o papel do bibliotecário. Elaborou-se então uma análise comparativa e síntese das abordagens pesquisadas. Com base nesses referenciais desenvolveu-se uma proposta metodológica preliminar para a vivência do processo de pesquisa escolar. A aplicação dessa proposta foi realizada no Colégio Agrícola de Camboriú/UFSC, junto a alunos e professora de Metodologia Científica de dois cursos técnicos pós-médio. A avaliação da proposta aplicada possibilitou identificar subsídios para a formalização de um modelo para a prática da pesquisa escolar denominado "Dinâmica Evolutiva da Pesquisa escolar". O modelo apresentado possui uma organização estrutural sistêmica e complexa, ancorada nos estudos de Edimar Leite, e inter-relaciona premissas educacionais, referencial teórico e orientações metodológicas e didáticas. As premissas educacionais visam apresentar a linhas de pensamento que fundamentam o modelo. O referencial teórico apresenta a evolução progressiva das fases da pesquisa escolar e a análise de suas características. As orientações metodológicas norteiam a aplicação prática do modelo, fornecendo diretrizes para a organização didática dos procedimentos. Desse modo busca-se através da pesquisa escolar, assegurar um desenvolvimento gradativo e seqüencial das atividades de ensino-aprendizagem e a produção de resultados, integrando bibliotecário, professor e aluno no processo |
pt_BR |
dc.format.extent |
137 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bibliotecarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.title |
O bibliotecário como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem através da pesquisa escolar: proposta de um modelo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |