O bibliotecário como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem através da pesquisa escolar: proposta de um modelo

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O bibliotecário como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem através da pesquisa escolar: proposta de um modelo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rados, Gregorio Jean Varvakis pt_BR
dc.contributor.author Faqueti, Marouva Fallgatter pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T07:45:00Z
dc.date.available 2012-10-20T07:45:00Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 185574 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84261
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Em meio à explosão informacional e os avanços tecnológicos que facilitam sua ampla disseminação, urge que as pessoas desenvolvam e aperfeiçoem cada vez mais suas habilidades em buscar e usar informações de forma crítica e criativa. As instituições educacionais devem contribuir para aquisição dessas habilidades capacitando seus alunos para que possam aprender ao longo de suas vidas com autonomia. A pesquisa escolar tem sido apontada na literatura como um importante recurso para estimular o seu aprendizado. Entendendo-se que e o bibliotecário pode exercer um importante papel no contexto, este trabalho objetivou apresentar a proposta de um modelo de ensino-aprendizagem para o processo de pesquisa escolar integrando sua atuação junto a professores e alunos. Para atingir este objetivo, identificou-se inicialmente, elementos teórico-práticos na literatura sobre o processo de pesquisa escolar, bem como o papel do bibliotecário. Elaborou-se então uma análise comparativa e síntese das abordagens pesquisadas. Com base nesses referenciais desenvolveu-se uma proposta metodológica preliminar para a vivência do processo de pesquisa escolar. A aplicação dessa proposta foi realizada no Colégio Agrícola de Camboriú/UFSC, junto a alunos e professora de Metodologia Científica de dois cursos técnicos pós-médio. A avaliação da proposta aplicada possibilitou identificar subsídios para a formalização de um modelo para a prática da pesquisa escolar denominado "Dinâmica Evolutiva da Pesquisa escolar". O modelo apresentado possui uma organização estrutural sistêmica e complexa, ancorada nos estudos de Edimar Leite, e inter-relaciona premissas educacionais, referencial teórico e orientações metodológicas e didáticas. As premissas educacionais visam apresentar a linhas de pensamento que fundamentam o modelo. O referencial teórico apresenta a evolução progressiva das fases da pesquisa escolar e a análise de suas características. As orientações metodológicas norteiam a aplicação prática do modelo, fornecendo diretrizes para a organização didática dos procedimentos. Desse modo busca-se através da pesquisa escolar, assegurar um desenvolvimento gradativo e seqüencial das atividades de ensino-aprendizagem e a produção de resultados, integrando bibliotecário, professor e aluno no processo pt_BR
dc.format.extent 137 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pesquisa escolar pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Bibliotecarios pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.title O bibliotecário como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem através da pesquisa escolar: proposta de um modelo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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