Design gráfico multimeios: modelo teórico do ensino e aprendizagem com base na visão sistêmica

DSpace Repository

A- A A+

Design gráfico multimeios: modelo teórico do ensino e aprendizagem com base na visão sistêmica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Vera Lucia Duarte do Valle pt_BR
dc.contributor.author Gallarza, Ricardo Magoga pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T07:42:20Z
dc.date.available 2012-10-20T07:42:20Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 187109 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84256
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente o ensino superior passa por profundos questionamentos, no meio acadêmico e até mesmo fora dele, no que se refere à busca constante de qualidade na formação da mão de obra especializada formada pelas universidades. Esses questionamentos são impostos pelas constantes alterações ocorridas no mercado em função do uso das novas tecnologias disponíveis, responsáveis por uma mudança radical no entendimento dos processos de produção e, mais profundamente, na formação cultural da sociedade contemporânea. Não se admite mais, na maioria dos setores produtivos, profissionais com uma visão meramente tecnicista. Mais do que nunca é necessário pensar no sentido de buscar respostas rápidas e criativas para atender as exigências mercadológicas. As universidades têm um papel inquestionável nesse cenário como formadoras dessa mão de obra e, como tais, devem rever constantemente sua função, criando sistemas, nas mais diversas áreas de atuação (administrativa, pedagógica, extensão, pesquisa) que permitam avaliar os seus processos em busca de um aprimoramento coletivo e individual. O grande foco da discussão do papel da universidade como responsável por essa qualificação passa pelo real entendimento e, conseqüentemente, pelo aprimoramento dos métodos que envolvem o ensino e a aprendizagem na graduação. Produzir conhecimento significativo que contribua para a formação de profissionais críticos, criativos e transformadores é, sem dúvida alguma, o grande desafio dessas instituições. Este trabalho se propõe a dar continuidade a tais questionamentos, criando um referencial teórico que sirva como inspiração na busca de qualidade do ensino no país. A proposta final consiste em sugerir uma nova formatação para o ensino e aprendizagem de Design Gráfico, começando por percebê-lo como uma área detentora de várias formas de aplicação, resultando na aplicação do termo Multimeios e seguindo, no que é mais importante, na reformulação do seu processo didático, tendo como base o aprendizado na ação reflexiva, que se torna muito mais eficiente quando percebido de um ponto de vista sistêmico capaz de realimentá-lo impulsionando, como um motocontínuo, sua evolução pt_BR
dc.format.extent ii, 87 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Desenho grafico pt_BR
dc.title Design gráfico multimeios: modelo teórico do ensino e aprendizagem com base na visão sistêmica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
187109.pdf 1.587Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar