dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Sommer, Willy Arno |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fregoneis, Jucelia Geni Pereira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T07:10:04Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T07:10:04Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185309 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84196 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta como resultado um Diagnóstico dos Cursos de Graduação afetos ao Centro de Ciências Exatas e das Engenharias da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trata-se de um estudo do desempenho acadêmico dos 1.025 alunos ingressantes, via vestibular, no ano de 1995 nos Cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Processamento de Dados, Computação (CTC), Matemática, Física e Química (CCE ). Para tanto, foram coletados dados a partir do histórico escolar de cada aluno, fornecido pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) e pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) desta Instituição. A partir desses dados, determinou-se o perfil do aluno, a intensidade de evasão e as disciplinas que apresentam alto índice de reprovação, impedindo a evolução normal do aluno na grade curricular, identificando àquelas que foram cursadas diversas vezes pelo aluno até lograr aprovação, denominadas de "pontos de acumulação ou represamento". O principal foco desse estudo é conhecer a realidade que envolveu a formação dos ingressantes de 1995, nos cursos de Ciências Exatas e das Engenharias, para possibilitar melhores condições de estudos aos demais acadêmicos da UEM. Essas informações servirão de subsídios concretos e eficientes aos Colegiados de Cursos e Departamentos, para que possam realizar mudanças necessárias a fim de melhor adequarem os cursos à realidade de mercado e às expectativas de seus acadêmicos. Além disso, o trabalho pode servir de ponto de partida ou apoio à outras investigações dentro da mesma preocupação, melhor compreendendo o fenômeno da evasão e repetência no terceiro grau e com isso propiciando soluções mais adequadas e aumentando a eficiência e qualidade do ensino superior na melhoria da produtividade |
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dc.format.extent |
143 f.| tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ensino superior |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Evasao universitaria |
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dc.subject.classification |
Avaliação institucional |
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dc.subject.classification |
Estudantes universitarios - |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Desempenho |
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dc.title |
Estudo do desempenho acadêmico nos cursos de graduação dos Centros de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá: período 1995 - 2000 |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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