Um estudo sobre o grau de utilização do planejamento estratégico nas microempresas e empresas de pequeno porte de Brasília: [dissertação]

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Um estudo sobre o grau de utilização do planejamento estratégico nas microempresas e empresas de pequeno porte de Brasília: [dissertação]

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carvalho Junior, Luiz Carlos de pt_BR
dc.contributor.author Costa, Sérgio Henrique Barroca pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T07:03:36Z
dc.date.available 2012-10-20T07:03:36Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 231644 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84184
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo verificar em que medida o planejamento estratégico é utilizado por microempresas e empresas de pequeno porte de Brasília; descrever o processo formal do planejamento estratégico através do desenvolvimento de suas etapas; e descobrir as razões que levam, ou não, as empresas a implementar o planejamento estratégico. São discutidas as teorias referentes ao planejamento estratégico, apresentando os conceitos de estratégia, sua evolução e origem, a conceituação de planejamento, os tipos mais usuais e as principais etapas: análise do ambiente externo, análise do ambiente interno e desenvolvimento da base estratégica. Após, são descritas os tipos de estratégias corporativas mais utilizadas no mercado. Para a realização deste estudo, utilizou-se da pesquisa conclusiva descritiva, para conhecimento dos perfis das empresas, e a pesquisa conclusiva causal, com levantamento de dados primários junto às empresas e secundários em bibliografias específicas. Na conclusão, foi constatado que algumas empresas utilizam estratégias para melhor aproveitar as oportunidades de mercado e que outras não dão importância a nenhum tipo de planejamento ou estabelecimento de estratégias. Das empresas que estabelecem estratégias e utilizam planejamentos, a grande maioria o faz de maneira desestruturada, informal e empírica, necessitando assim, de informações adequadas e orientações profissionais para elaborar seu planejamento estratégico. Outras tantas dizem que ter planejamento ou estratégia empresarial não afeta a competitividade da organização. pt_BR
dc.format.extent 111 f.| il., pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estrategico pt_BR
dc.title Um estudo sobre o grau de utilização do planejamento estratégico nas microempresas e empresas de pequeno porte de Brasília: [dissertação] pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
231644.pdf 908.5Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar