dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Crepaldi, Maria Aparecida |
pt_BR |
dc.contributor.author |
D'Ajello, Néli Telles |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T06:38:15Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T06:38:15Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
187605 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84137 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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dc.description.abstract |
Este estudo trata da caracterização da população e dos atendimentos realizados no serviço de atendimento infantil da clínica-escola de Psicologia de uma Universidade pública da cidade de Florianópolis. O percurso metodológico exploratório-descrivo ocorreu através de pesquisa documental da população infantil (de 2 a 12 anos) que buscou atendimento no período de 1997 a 2000. As variáveis examinadas foram: idade, sexo, escolaridade, queixas, origem do encaminhamento, renda familiar, idade e tipo de profissionalização dos pais, tempo de espera; tempo, quantidade e modalidades de atendimento; tipos de encerramento e motivos das desistências. Os resultados, analisados através de tratamento estatístico, constataram: a faixa etária de maior concentração de 7 a 10 anos, predominantemente de meninos e a escolaridade com maior ocorrência é a de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. As queixas principais mais freqüentes são de mau desempenho escolar e de comportamento agressivo e/ou agitado; a origem do encaminhamento com maior freqüência é da escola ou de profissionais da saúde. O intervalo de tempo de espera para atendimento é longo e a evasão é alta, pois 45% desistem antes de iniciar o atendimento, e, dos que iniciam, 40,7% interrompem o processo. A média do tempo de atendimento é de 5,6 meses nas modalidades de psicodiagnóstico, psicoterapia breve e terapia familiar. Na análise dos resultados compara-se os resultados de pesquisas nacionais similares. As clínicas-escola estão mais a serviço do estágio do que das demandas da clientela, é necessário a implantação de estratégias de avaliação dos processos terapêuticos. |
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dc.format.extent |
ii, 124 f.| il., tabs, grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Psicologia |
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dc.subject.classification |
Crianças |
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dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia clinica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia infantil |
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dc.title |
Prática clínica em psicologia: caracterização do atendimento psicológico infantil na clínica-escola |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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