Opção estratégica, aptidões dominantes e estágio no ciclo de vida das organizações: estudo de caso exploratório em um média empresa industrial

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Opção estratégica, aptidões dominantes e estágio no ciclo de vida das organizações: estudo de caso exploratório em um média empresa industrial

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Queiroz, Antonio Diomario de pt_BR
dc.contributor.author Silva, Juvancir da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T05:36:25Z
dc.date.available 2012-10-20T05:36:25Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192969 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84026
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O estudo aborda a relação entre opção estratégica, aptidões dominantes e estágio no ciclo de vida das organizações em uma média empresa industrial contribuindo para a compreensão do processo evolutivo das organizações. O ciclo de vida é abordado na perspectiva da administração estratégica de configuração. As aptidões dominantes e as opções estratégicas são estudadas pelas abordagens cognitiva e de aprendizado. O levantamento dos dados é realizado através de três questionários. O primeiro, para o levantamento do estágio de vida da empresa, é baseado na obra de Adizes (1998). O segundo, para o levantamento da opção estratégica, é fundamentado na obra de Miles e Snow (1978) mediante o paradigma da análise restringida para a escolha estratégica. O terceiro extraído da obra de Miranda (1997) é utilizado para o levantamento das aptidões dominantes. Por meio de análises indutivas e da estatística descritiva é verificado se as aptidões dominantes dos entrevistados correspondem a suas opções estratégicas. A relação entre opção estratégica e estágio no ciclo de vida das organizações evidencia aspectos interessantes como a influência do estágio que a empresa apresenta um maior número de características na opção estratégica. A relação entre o estágio de vida e as aptidões dominantes mostra que é preciso desenvolver e gerenciar equipes com diferentes aptidões para a solução dos problemas estratégicos, o que permitirá a transição entre os estágios do ciclo de vida através de uma gestão estratégica cognitiva e de aprendizado. pt_BR
dc.format.extent 197 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio pt_BR
dc.title Opção estratégica, aptidões dominantes e estágio no ciclo de vida das organizações: estudo de caso exploratório em um média empresa industrial pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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