dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Queiroz, Antonio Diomario de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Juvancir da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T05:36:25Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T05:36:25Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
192969 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84026 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O estudo aborda a relação entre opção estratégica, aptidões dominantes e estágio no ciclo de vida das organizações em uma média empresa industrial contribuindo para a compreensão do processo evolutivo das organizações. O ciclo de vida é abordado na perspectiva da administração estratégica de configuração. As aptidões dominantes e as opções estratégicas são estudadas pelas abordagens cognitiva e de aprendizado. O levantamento dos dados é realizado através de três questionários. O primeiro, para o levantamento do estágio de vida da empresa, é baseado na obra de Adizes (1998). O segundo, para o levantamento da opção estratégica, é fundamentado na obra de Miles e Snow (1978) mediante o paradigma da análise restringida para a escolha estratégica. O terceiro extraído da obra de Miranda (1997) é utilizado para o levantamento das aptidões dominantes. Por meio de análises indutivas e da estatística descritiva é verificado se as aptidões dominantes dos entrevistados correspondem a suas opções estratégicas. A relação entre opção estratégica e estágio no ciclo de vida das organizações evidencia aspectos interessantes como a influência do estágio que a empresa apresenta um maior número de características na opção estratégica. A relação entre o estágio de vida e as aptidões dominantes mostra que é preciso desenvolver e gerenciar equipes com diferentes aptidões para a solução dos problemas estratégicos, o que permitirá a transição entre os estágios do ciclo de vida através de uma gestão estratégica cognitiva e de aprendizado. |
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dc.format.extent |
197 f.| tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Pequenas e medias empresas |
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dc.subject.classification |
Processo decisorio |
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dc.title |
Opção estratégica, aptidões dominantes e estágio no ciclo de vida das organizações: estudo de caso exploratório em um média empresa industrial |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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