dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ramos, Edla Maria Faust |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Trautmann, Dagmar Aparecida |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T05:30:54Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T05:30:54Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188872 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A informática esta cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e mudou direta ou indiretamente a forma como elas se relacionam, se divertem, estudam, trabalham, realizam as transações comerciais e financeiras, enfim mudou a forma de viver e conviver. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTIC trouxeram facilidades e conforto ao dia-a-dia e também alguns problemas, tais como os dilemas éticos surgidos durante seu uso. Na escola o aluno compreende seu papel de cidadão e começa a integrar-se à sociedade e à cultura. Na escola o aluno percebe o mundo, os valores e sua forma de atuação neste tecido social. Saber utilizar as diferentes fontes de informações e os recursos tecnológicos com consciência, criticidade e responsabilidade com vistas à convivência solidária e feliz requerem o balizamento das atitudes, escolhas e opiniões a partir dos próprios desejos e também com os interesses coletivos. Neste trabalho aponta-se e defende-se o diálogo reflexivo como principio metodológico para as atividades curriculares. Propondo o confronto do aluno com situações e contextos que exijam que ele manifeste opiniões, assuma posições, elabore argumentos e permitem que exercite a autonomia e a cooperação durante as atividades pedagógicas. Entende-se que desta maneira a escola contribuirá para que as pessoas possam viver e conviver de forma harmoniosa com as tecnologias. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Etica |
pt_BR |
dc.title |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |