Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor: o caso da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG

DSpace Repository

A- A A+

Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor: o caso da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lobo, Eduardo pt_BR
dc.contributor.author Barbosa, Maria Lúcia Marangon pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T05:19:14Z
dc.date.available 2012-10-20T05:19:14Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191686 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83994
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A informática na educação significa a inserção do computador no processo de aprendizagem. No entanto, a atividade de uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno, reforçando o processo instrucionista, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem. Este trabalho busca investigar como estão sendo utilizadas as centrais de informática instaladas nas escolas estaduais da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá-MG. Através de uma pesquisa, é possível fornecer respostas sobre algumas questões como: a prática pedagógica, a resistência, o acesso às salas, a capacitação, a insegurança, o incentivo, o trabalho coletivo, a receptividade à mudança. Propõe-se algumas alternativas, para que o professor entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica, sendo o mediador na construção do conhecimento de seus alunos. Com essa mudança atingir o objetivo da instalação da sala de informática nas escolas. pt_BR
dc.format.extent 104 f.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor: o caso da 38ª Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191686.pdf 221.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar