A educação empreendedora nos cursos de graduação em administração: proposta a partir de um estudo comparativo

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A educação empreendedora nos cursos de graduação em administração: proposta a partir de um estudo comparativo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rojas Lezana, Alvaro Guillermo pt_BR
dc.contributor.author Soares, Márison Luiz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T05:14:13Z
dc.date.available 2012-10-20T05:14:13Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 189637 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83985
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa na forma de um estudo comparativo tem por objetivo principal identificar e analisar quais os principais componentes da educação empreendedora ofertada pelos cursos de graduação em Administração de Empresas, que possibilitem visualizar o empreendedorismo como uma opção de formação profissional ao acadêmico. Foram objetos de estudo, os cursos de Administração de Empresas de três Universidades, sendo uma no Brasil - Universidade do Vale do Itajaí - CES IV e duas no exterior - Escola de Estudos Empresariais da Universidade de Valencia e Escola Superior de Investigação Comercial - ESIC, ambas na cidade de Valencia - Espanha. Entretanto, dado à similaridade dos Cursos de Administração de Empresas, sobretudo no Brasil, é perfeitamente susceptível de aplicação, necessitando, todavia, alguns ajustes em função das peculiaridades regionais onde estarão alocados os referidos Cursos. Para tanto, foi estudada a dinâmica dos cursos das Universidades envolvidas, abordando sob a forma quali-quantitativa, todas as variáveis que norteiam a estrutura curricular de formação acadêmica recebida pelo aluno. A partir do estudo e análise, propor-se-á uma série de recomendações para a elaboração de um Modelo de Formação Acadêmica diferenciada, tendo como parâmetros, as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Administração de Empresas, conforme o que estabelece a Lei das Diretrizes e Bases da Educação -LDB, os padrões de qualidade para os cursos de administração, documento elaborado pela Comissão de Especialistas de Ensino em Administração (MEC/CFA), bem como os pressupostos básicos da Educação Empreendedora. Além destes fatores, agregar-se-á, ainda, estudos e/ou pesquisas de potenciais empreendedores para criação de empresas, no que tange a formação acadêmica, trabalhos de investigação recentes na área e os trabalhos de reestruturação curricular que, eventualmente, estarão em estudos ou mesmo em execução nas Universidades envolvidas. pt_BR
dc.format.extent 138 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Empreendedorismo pt_BR
dc.title A educação empreendedora nos cursos de graduação em administração: proposta a partir de um estudo comparativo pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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