Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Macintyre, Ana Beatriz Lott pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:58:06Z
dc.date.available 2012-10-20T04:58:06Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 190914 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83956
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação tem por tema: "Tecnologia e Prazer: o ensino da matemática aplicado ao curso de Administração". A educação está diretamente ligada ao processo de aprendizagem e não é necessário que este processo seja doloroso. Ele deveria vir acompanhado de uma sensação de prazer, pois quando o prazer está ausente, a aprendizagem torna-se algo meramente instrucional. A questão da qualidade cognitiva e social da educação deve ser encarada primordialmente a partir das experiências do prazer se estar aprendendo. Não há verdadeiro processo de aprendizagem sem conexão com as expectativas e a vida dos aprendentes. É preciso substituir a pedagogia das certezas e saberes prefixados, por uma pedagogia que saiba trabalhar conceitos transversáteis, abertos para a surpresa e o imprevisto. Tenho percebido em minha experiência em salas de aula para o curso de administração os olhares de terror dos alunos ao tomarem conhecimento da matéria a ser lecionada. Eles não conseguem enxergar a marcante presença da matemática na vida de um administrador, pois, na minha opinião, é através da aplicação prática de conceitos matemáticos que temos uma grande e eficiente ferramenta na administração de uma empresa. A solução para esta ansiedade, talvez seja solucionada com o uso de novas tecnologias, em que o computador e seus aplicativos específicos para as áreas da matemática, enriquecesse os ambientes de aprendizagem em sala de aula. O objetivo do presente trabalho é determinar e desenvolver novas tecnologias e formas pedagógicas, que possibilitem ao aluno sentir prazer e não ansiedade e insegurança, à medida que adquire novos conhecimentos matemáticos com experiências práticas e reais dentro de sua futura profissão. A pesquisa foi desenvolvida junto às turmas onde leciono, em comum acordo com os coordenadores dos cursos, bem como com os chefes de departamento, onde seriam usadas novas tecnologias e formas pedagógicas, proporcionando aos alunos prazer e abertura de novos campos de experiência à medida que tomam conhecimento da teoria aplicada à prática em sua vida profissional. De acordo com os resultados obtidos foi possível verificar o melhor desempenho das turmas onde a modelagem matemática foi utilizada, pois uma vez verificado a utilização das teorias os alunos se mostraram mais abertos aos novos conhecimentos passando com este sentimento de prazer a maior participação nas aulas e conseqüentemente a um nível superior de notas. pt_BR
dc.format.extent 108 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Tecnologia e prazer: o ensino da matemática aplicada a administração pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
190914.pdf 578.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar