A grade curricular do curso de administração na visão do estudante: formação profissional ou de empreendedores? - um estudo de caso

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A grade curricular do curso de administração na visão do estudante: formação profissional ou de empreendedores? - um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rojas Lezana, Alvaro Guillermo pt_BR
dc.contributor.author Pacheco, Aroldo Hercilio pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:48:06Z
dc.date.available 2012-10-20T04:48:06Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 240833 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83938
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O propósito da dissertação é apresentar uma investigação, a qual teve por objetivo analisar a adequação da grade curricular do curso de Administração do Instituto Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná, para a formação de profissionais ou de empreendedores, sob o ponto e vista do estudante. O objeto de estudo desta pesquisa restringiu-se ao estudo da grade curricular que foi oferecida até o primeiro semestre de 2001, inclusive como forma de subsidiar a implementação das disciplinas eletivas em fase de implantação. Nesse, sentido, apresentou-se uma fundamentação teórica voltada a : Perspectivas do Ensino Superior Brasileiro; ao Ensino de Administração no Brasil e suas perspectivas; e ao Empreendedor e suas características. Os dados primários foram coletados por meio de questionário composto de questões fechadas e abertas, e através de um estudo de caso, foram buscadas as percepções individuais dos dezoito formandos do segundo semestre de 2001, população desta pesquisa. Os resultados desta investigação mostram que os formandos obtiveram uma formação profissional indefinida. Segundo a maioria deles, esta formação não foi voltada ao empreendedorismo, assim como ao generalista especializado. Entretanto, percebeu-se uma grande manifestação de uma formação centrada na capacitação de empreendedores e a inclusão na grade curricular de disciplinas alternativas voltadas às especificidades da região, e que estas disciplinas fossem articuladas com a prática. Com base nessa apreciação, conclui-se que foi bem sucedida a realização deste trabalho, tendo em vista que a maioria das sugestões apresentadas já foi implementada. pt_BR
dc.format.extent 79 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.title A grade curricular do curso de administração na visão do estudante: formação profissional ou de empreendedores? - um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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