dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Indiara Telles de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T04:35:55Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T04:35:55Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
227263 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83916 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo apresentado tem como objetivo propor um modelo de Avaliação Institucional adaptado às condições específicas da UNIPAN/FACIAP União Pan-Americana de Ensino/Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel, consistindo numa pesquisa, do tipo bibliográfico e de desenvolvimento, cujo objetivo foi conhecer melhor a estrutura da Instituição e estar prevendo desde já melhorias no processo de Gestão Institucional e pedagógica, considerando que a UNIPAN/FACIAP é uma Faculdade com apenas quatro anos de existência, mas inserida num mercado que tem como concorrente mais cinco instituições privadas então a necessidade de estar se aprimorando. Buscou-se apresentar o histórico da Faculdade e áreas de atuação, juntamente com uma proposta de avaliação institucional na sua concepção. Há, no entanto consciência sobre a importância do processo de avaliação institucional para a qualificação dos seus serviços, não como cumprimento de exigências no mercado, mas como um processo sistemático, contínuo e interno, envolvendo a graduação, pós-graduação, extensão e sua gestão. Considerando este estudo observou que não podemos estar restringindo somente a avaliação docente/discente e infra-estrutura do ensino na graduação, temos que considerar que a faculdade, que congrega vários segmentos bem como graduação, pós-graduação, extensão, infra-estrutura e gestão na UNIPAN. A avaliação institucional deve integrar de modo permanente a reflexão e as práticas políticas e administrativas que orientam e dão coerência ao sistema educativo da faculdade associando a avaliação interna com a externa, os fatores quantitativos e qualitativos, os processos e os resultados, portanto, a avaliação institucional é um empreendimento permanente e coletivo de produção da qualidade educativa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
105 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação institucional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Melhoria contínua |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gerencia institucional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades (Trustees) |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação institucional em Instituição de Ensino Superior: uma propsta de modelo para UNIPAN/FACIAP |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |