Educação e informática: o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático da criança com necessidades educativas especiais

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Educação e informática: o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático da criança com necessidades educativas especiais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Perroni, Elaine Regina Amador pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:27:32Z
dc.date.available 2012-10-20T04:27:32Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191677 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83901
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract As Tecnologias da Informação e da Comunicação são, hoje, indiscutivelmente uma questão urgente e imprescindível para todos, sejam professores, pesquisadores, estudioso, usuários ou mesmo os excluídos do acesso direto. Uma questão contundente para a educação, enquanto possibilidades e novos caminhos para o fazer pedagógico em todos os níveis, especialmente quando se trata da mediação da aprendizagem de crianças com necessidade educativas especiais. Esta pesquisa analisa o uso da informática na prática pedagógica no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático de criança com necessidades educativas especiais na área mental. Participaram da pesquisa crianças com necessidades educativas especiais, com idade de 8 a 12 anos em nível de alfabetização, pais e professores. Caracteriza-se como um estudo exploratório. Inicia-se com uma breve revisão bibliográfica na área, seguida de entrevistas estruturadas com pais e profissionais envolvidos. Verticaliza-se o estudo com observações diretas, sistematizadas e registradas em protocolos. O ambiente de investigação é uma Escola de Educação especial que desenvolve uma experiência pedagógica mediada por recursos informatizados. As informações são analisadas através das categorias conceituais eleitas para observar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático das crianças numa prática pedagógica mediada pelo uso de softwares no ensino da matemática. Os resultados da análise indicam que o uso da informática como mediação no trabalho com crianças com necessidades educativas especiais vem enriquecendo o fazer pedagógico e potencializando de forma significativa o seu desenvolvimento. Os avanços observados são de relevância tanto no sentido cognitivo do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, como no sentido da ampliação das relações afetivas e sociais entre as crianças e entre elas e os professores seus pais. pt_BR
dc.format.extent vi, 80 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Deficiencia mental pt_BR
dc.subject.classification Pensamento logico pt_BR
dc.subject.classification Educação especial pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.title Educação e informática: o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático da criança com necessidades educativas especiais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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