dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Catapan, Araci Hack |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Perroni, Elaine Regina Amador |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T04:27:32Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T04:27:32Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191677 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83901 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As Tecnologias da Informação e da Comunicação são, hoje, indiscutivelmente uma questão urgente e imprescindível para todos, sejam professores, pesquisadores, estudioso, usuários ou mesmo os excluídos do acesso direto. Uma questão contundente para a educação, enquanto possibilidades e novos caminhos para o fazer pedagógico em todos os níveis, especialmente quando se trata da mediação da aprendizagem de crianças com necessidade educativas especiais. Esta pesquisa analisa o uso da informática na prática pedagógica no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático de criança com necessidades educativas especiais na área mental. Participaram da pesquisa crianças com necessidades educativas especiais, com idade de 8 a 12 anos em nível de alfabetização, pais e professores. Caracteriza-se como um estudo exploratório. Inicia-se com uma breve revisão bibliográfica na área, seguida de entrevistas estruturadas com pais e profissionais envolvidos. Verticaliza-se o estudo com observações diretas, sistematizadas e registradas em protocolos. O ambiente de investigação é uma Escola de Educação especial que desenvolve uma experiência pedagógica mediada por recursos informatizados. As informações são analisadas através das categorias conceituais eleitas para observar o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático das crianças numa prática pedagógica mediada pelo uso de softwares no ensino da matemática. Os resultados da análise indicam que o uso da informática como mediação no trabalho com crianças com necessidades educativas especiais vem enriquecendo o fazer pedagógico e potencializando de forma significativa o seu desenvolvimento. Os avanços observados são de relevância tanto no sentido cognitivo do desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, como no sentido da ampliação das relações afetivas e sociais entre as crianças e entre elas e os professores seus pais. |
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dc.format.extent |
vi, 80 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Deficiencia mental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pensamento logico |
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dc.subject.classification |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Softwares educacionais |
pt_BR |
dc.title |
Educação e informática: o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático da criança com necessidades educativas especiais |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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