O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Joao Bosco da Motta pt_BR
dc.contributor.author Reis, Marcos Rogério dos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T04:03:06Z
dc.date.available 2012-10-20T04:03:06Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 221369 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83857
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aponta algumas possibilidades na utilização de sistemas informatizados para o aproveitamento no ensino da física contemporânea e na construção do conhecimento científico e suas implicações. No projeto proposto indicamos alguns caminhos onde podemos construir ferramentas hipermídia adaptadas ao ensino, em específico o ensino da física moderna. Com o entendimento destes conceitos inserimos o estudante na sociedade moderna, através da percepção do significado da tecnologia na sociedade contemporânea. Para desenvolver o ensino da física é proposto um tutorial hipermídia - composto de textos, vídeos, animações, sons e demais recursos hipermídia. Este tutorial objetiva oportunizar ambientes de "zonas próximas do conhecimento" para a construção de modelos mentais da ciência contemporânea, no estudante secundarista. Este trabalho conta também com uma revisão bibliográfica sobre a tecnologia hipermídia e algumas idéias sobre educação e informática. O desenvolvimento deste protótipo apresentou resultados positivos na utilização da hipermídia como metodologia para o ensino da física moderna. No entanto, apresentou a necessidade de técnicas mais sofisticadas para o desenvolvimento de tutores hipermídia e de uma nova postura do professor diante das novas tecnologias da educação. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Fisica moderna pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title O uso de recursos computacionais hipermídia na compreensão de conceitos da física moderna no ensino médio pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
221369.pdf 1.464Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar