Aprendizagem organizacional: construção e validação de instrumento de medida

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Aprendizagem organizacional: construção e validação de instrumento de medida

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Todesco, Jose Leomar pt_BR
dc.contributor.author Martins-Palhano, Maria Dalva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:55:11Z
dc.date.available 2012-10-20T03:55:11Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 192951 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83843
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo principal construir e validar um instrumento destinado a medir, de acordo com as percepções dos funcionários do Banco do Brasil, a existência de características relacionadas à aprendizagem organizacional na perspectiva do processamento da informação. Teve também o propósito de descrever as dimensões em que as variáveis estudadas estão presentes na organização pesquisada e verificar, de acordo com as características pessoais e funcionais dos respondentes, se existem diferenças de percepção em relação a essas variáveis. A construção do instrumento teve como base teórica três dos quatro constructos elaborados por Huber (1991) relacionados à aprendizagem organizacional - Aquisição do Conhecimento, Distribuição da Informação e Memória Organizacional. A pesquisa, de caráter instrumental, descritivo e quantitativo, foi aplicada em uma amostra aleatória de 2.500 funcionários da organização, utilizando-se o instrumento construído, ao qual denominou-se Escala de Medida de Aprendizagem Organizacional - EMAO. Na amostra final de 903 sujeitos - após as analises exploratórias - foram realizadas análises fatoriais, obtendo-se, como resultado, um instrumento unifatorial com 69 itens relativos à aprendizagem organizacional, que demonstrou possuir validade conceitual e fatorial (carga fatorial dos itens acima de 0,40) e bom índice de precisão para fins de pesquisa (Alpha de Crombach de 0,83). As análises descritivas apontaram que as variáveis pesquisadas estão presentes na organização, mas não de forma extensa (média 3,35 em uma escala de 1 a 5 pontos) o que sinaliza que existe uma margem significativa para aumento da dimensão da aprendizagem organizacional existente. As análises inferenciais - ANOVAS e Correlações de Pearson - apontaram diferenças de percepção dos funcionários relacionadas às variáveis idade, exercício de chefia e tempo de serviço. pt_BR
dc.format.extent 208 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Recursos humanos na administracao pt_BR
dc.subject.classification Administração de pessoal pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.title Aprendizagem organizacional: construção e validação de instrumento de medida pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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