dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cruz, Dulce Márcia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Giesen, Maria Regina Centeno |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T03:53:28Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T03:53:28Z |
|
dc.date.issued |
2002 |
|
dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
191159 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83840 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa refere-se aos cursos de capacitação em informática para professores de 1ª a 4ª séries em escolas municipais de Curitiba, Pr, como parte do Projeto Digitando o Futuro, executado pela Secretaria Municipal de Educação, a partir de 1998. Este projeto implantou laboratórios de informática nas escolas e capacitou esses professores para o uso do computador em sala de aula. Fazemos uma reflexão sobre o uso do computador por esses professores em sua prática pedagógica, após a capacitação. A pesquisa, elaborada no período de 2001 a 2002, é qualitativa e foi realizada a partir de aplicação de questionários a professores de três escolas públicas municipais de Curitiba, Pr, de entrevista semi-estruturada com professores e diretores das referidas escolas e, também, com o Coordenador do Projeto. A análise de dados permitiu, além de conhecer os resultados imediatos do projeto, detectar que o professor não é refratário à implantação de tecnologias no ensino. Porém, mesmo depois do curso de capacitação, ainda não se sente suficientemente seguro em relação a aulas em laboratórios, requerendo, desta forma, uma estrutura de apoio técnico-pedagógico continuado para a efetiva mudança na prática pedagógica. Como resultado deste trabalho, levantamos algumas ações necessárias para garantir a qualidade e a eficácia de um curso de capacitação em informática para professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Essas ações, descritas neste trabalho, se implantadas, poderão ajudar o professor a utilizar, com segurança e autonomia, o computador na sala de aula como um efetivo instrumento para a aprendizagem do aluno. |
pt_BR |
dc.format.extent |
109 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação de docentes para o uso do computador na escola |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |