Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação de docentes para o uso do computador na escola

DSpace Repository

A- A A+

Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação de docentes para o uso do computador na escola

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia pt_BR
dc.contributor.author Giesen, Maria Regina Centeno pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:53:28Z
dc.date.available 2012-10-20T03:53:28Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 191159 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83840
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa refere-se aos cursos de capacitação em informática para professores de 1ª a 4ª séries em escolas municipais de Curitiba, Pr, como parte do Projeto Digitando o Futuro, executado pela Secretaria Municipal de Educação, a partir de 1998. Este projeto implantou laboratórios de informática nas escolas e capacitou esses professores para o uso do computador em sala de aula. Fazemos uma reflexão sobre o uso do computador por esses professores em sua prática pedagógica, após a capacitação. A pesquisa, elaborada no período de 2001 a 2002, é qualitativa e foi realizada a partir de aplicação de questionários a professores de três escolas públicas municipais de Curitiba, Pr, de entrevista semi-estruturada com professores e diretores das referidas escolas e, também, com o Coordenador do Projeto. A análise de dados permitiu, além de conhecer os resultados imediatos do projeto, detectar que o professor não é refratário à implantação de tecnologias no ensino. Porém, mesmo depois do curso de capacitação, ainda não se sente suficientemente seguro em relação a aulas em laboratórios, requerendo, desta forma, uma estrutura de apoio técnico-pedagógico continuado para a efetiva mudança na prática pedagógica. Como resultado deste trabalho, levantamos algumas ações necessárias para garantir a qualidade e a eficácia de um curso de capacitação em informática para professores de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Essas ações, descritas neste trabalho, se implantadas, poderão ajudar o professor a utilizar, com segurança e autonomia, o computador na sala de aula como um efetivo instrumento para a aprendizagem do aluno. pt_BR
dc.format.extent 109 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Da teoria à prática: ações necessárias para um curso de capacitação de docentes para o uso do computador na escola pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
191159.pdf 433.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar