Modelo para formação de preços a partir do valor percebido pelo mercado

DSpace Repository

A- A A+

Modelo para formação de preços a partir do valor percebido pelo mercado

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Possamai, Osmar pt_BR
dc.contributor.author Zicker, Alberto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:36:15Z
dc.date.available 2012-10-20T03:36:15Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 193460 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83810
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract A maior pressão dos consumidores sobre os preços torna o mercado mais competitivo e, nesse contexto atual, a definição correta dos preços tem uma importância relevante. O trabalho tem como objetivo desenvolver uma política de preços mais eficaz, através de uma metodologia que leve em conta o valor percebido pelo mercado e a relação com os outros elementos do composto mercadológico. São descritos todos os fatores para definição dos preços, bem como as estratégias de preços mais utilizadas. A dissertação mostra que a política de preços deve se originar a partir da percepção de valor do mercado e não a partir dos custos. São descritas as várias técnicas para medir a resposta do mercado aos preços e escolhida a Análise Conjunta como a mais adequada para ser usada no modelo proposto por esse trabalho. A Análise Conjunta mede o valor percebido de cada atributo do produto, possibilitando definir o preço a partir do valor percebido total. Para a comprovação da eficácia do modelo proposto, é feita uma aplicação com um produto de cercamento urbano. Os resultados mostram que o modelo desenvolvido define mais coerentemente a política de preços e contribui para melhorar o produto, com base no valor percebido pelo mercado. pt_BR
dc.format.extent 125 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Politica de precos pt_BR
dc.subject.classification Demanda pt_BR
dc.subject.classification (Teoria economica) pt_BR
dc.subject.classification Administração comercial pt_BR
dc.subject.classification Oferta e procura pt_BR
dc.title Modelo para formação de preços a partir do valor percebido pelo mercado pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
193460.pdf 922.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar