dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Possamai, Osmar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Zicker, Alberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T03:36:15Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T03:36:15Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
193460 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83810 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A maior pressão dos consumidores sobre os preços torna o mercado mais competitivo e, nesse contexto atual, a definição correta dos preços tem uma importância relevante. O trabalho tem como objetivo desenvolver uma política de preços mais eficaz, através de uma metodologia que leve em conta o valor percebido pelo mercado e a relação com os outros elementos do composto mercadológico. São descritos todos os fatores para definição dos preços, bem como as estratégias de preços mais utilizadas. A dissertação mostra que a política de preços deve se originar a partir da percepção de valor do mercado e não a partir dos custos. São descritas as várias técnicas para medir a resposta do mercado aos preços e escolhida a Análise Conjunta como a mais adequada para ser usada no modelo proposto por esse trabalho. A Análise Conjunta mede o valor percebido de cada atributo do produto, possibilitando definir o preço a partir do valor percebido total. Para a comprovação da eficácia do modelo proposto, é feita uma aplicação com um produto de cercamento urbano. Os resultados mostram que o modelo desenvolvido define mais coerentemente a política de preços e contribui para melhorar o produto, com base no valor percebido pelo mercado. |
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dc.format.extent |
125 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politica de precos |
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dc.subject.classification |
Demanda |
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dc.subject.classification |
(Teoria economica) |
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dc.subject.classification |
Administração comercial |
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dc.subject.classification |
Oferta e procura |
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dc.title |
Modelo para formação de preços a partir do valor percebido pelo mercado |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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