dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Dutra, Ana Regina de Aguiar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ragasson, Carla Adriane Pires |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T03:25:38Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T03:25:38Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
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dc.identifier.other |
186803 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83791 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo identificar as situações críticas que podem estar interferindo na saúde do trabalhador, baseada na análise ergonômica do trabalho, associada à técnica de incidentes críticos. A população de pesquisa foi composta por funcionários de uma Companhia de Transporte e tráfego, do setor do estacionamento regulamentado. Trata-se de uma pesquisa exploratória, aplicada e descritiva, onde através da descrição das características da população envolvida e da seleção das variáveis que podem influenciar à ocorrência de incidentes ou acidentes relacionados ao trabalho, define-se formas de controle e de prevenção. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: análise documental, observações, aplicação de questionários e entrevistas individuais e em grupo. Utilizando-se a Análise Ergonômica do Trabalho estabeleceu-se um diagnóstico ergonômico e um Caderno de Encargos e Recomendações Ergonômicas. Evidenciou-se que a Técnica de Incidentes Críticos, utilizada associada a Análise Ergonômica do Trabalho, é uma ferramenta importante para identificar os riscos de incidentes e de acidentes no local de trabalho. As considerações finais do trabalho refletem o entendimento de que os incidentes críticos evidenciados, contribuem para o comprometimento da saúde do trabalhador, principalmente com relação a alta incidência de trabalhadores com sintomatologia de Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho. Os incidentes críticos foram classificados em categorias de risco, conforme gravidade e posteriormente, foram propostas mudanças e adaptações, visando a eliminação desses incidentes e melhoria das condições de trabalho dos orientadores de tráfego. Associado aos incidentes críticos, evidenciou-se uma sobrecarga psíquica, que apresentou-se inserida no contexto normal da tarefa. O estresse ficou evidente no desenvolver da atividade laboral, maximizando as conseqüências físicas e as exigências cognitivas inerentes ao trabalho. |
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dc.format.extent |
iii, 130 f.| il., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ergonomia |
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dc.subject.classification |
Trabalhadores |
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dc.subject.classification |
Saude |
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dc.subject.classification |
Lesões por esforços repetitivos |
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dc.subject.classification |
Prevenção de acidentes |
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dc.subject.classification |
Trabalho - |
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dc.subject.classification |
Analise |
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dc.title |
Proposta de modelo para o estudo das condições de trabalho baseada na técnica dos incidentes críticos |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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