Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodrigues Filho, Ilson Wilmar pt_BR
dc.contributor.author Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:21:44Z
dc.date.available 2012-10-20T03:21:44Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 188850 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Mudanças significativas para a sociedade ocorreram no fim do século passado, entre elas, as inovações tecnológicas que cada vez estão mais velozes, fazendo com que a humanidade repense e reformule seus hábitos e procedimentos. E neste contexto percebe-se que a educação também está mudando e que os educadores já começam a perceber a importância da ferramenta informática, para a transformação dos modelos e estruturas sociais. Com destaque para a informática na educação, esta dissertação objetiva chamar a atenção para um dos ramos que mais evolui atualmente. A introdução dos computadores na escola, utilizados como ferramenta cognitiva, tornou-se mais um elemento para expandir o conhecimento humano, tendo como ponto positivo, sua grande flexibilidade de adaptação ao ritmo da aprendizagem individual de cada aluno. Dentro desta ótica a educação, na era da informática, exige um novo paradigma: pensar, analisar, concluir, inferir, interpretar. Este paradigma traz a perspectiva de aproximar a educação do novo perfil do aluno, que é a valorização não só da aquisição do conhecimento, mas, principalmente, das habilidades do pensamento. Esta dissertação avalia quali-quantitativamente um modelo de implantação do computador no ensino fundamental em unidades escolares no município de Lages-SC, identificando as principais dificuldades e as vantagens advindas desta implantação. pt_BR
dc.format.extent iii, 65 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.title Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
188850.pdf 751.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar