dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodrigues Filho, Ilson Wilmar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T03:21:44Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T03:21:44Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188850 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Mudanças significativas para a sociedade ocorreram no fim do século passado, entre elas, as inovações tecnológicas que cada vez estão mais velozes, fazendo com que a humanidade repense e reformule seus hábitos e procedimentos. E neste contexto percebe-se que a educação também está mudando e que os educadores já começam a perceber a importância da ferramenta informática, para a transformação dos modelos e estruturas sociais. Com destaque para a informática na educação, esta dissertação objetiva chamar a atenção para um dos ramos que mais evolui atualmente. A introdução dos computadores na escola, utilizados como ferramenta cognitiva, tornou-se mais um elemento para expandir o conhecimento humano, tendo como ponto positivo, sua grande flexibilidade de adaptação ao ritmo da aprendizagem individual de cada aluno. Dentro desta ótica a educação, na era da informática, exige um novo paradigma: pensar, analisar, concluir, inferir, interpretar. Este paradigma traz a perspectiva de aproximar a educação do novo perfil do aluno, que é a valorização não só da aquisição do conhecimento, mas, principalmente, das habilidades do pensamento. Esta dissertação avalia quali-quantitativamente um modelo de implantação do computador no ensino fundamental em unidades escolares no município de Lages-SC, identificando as principais dificuldades e as vantagens advindas desta implantação. |
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dc.format.extent |
iii, 65 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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