Parceria em Logística: um estudo de caso de gestão de frete

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Parceria em Logística: um estudo de caso de gestão de frete

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, João Carlos pt_BR
dc.contributor.author Nunes, Eduardo de Oliveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T03:19:35Z
dc.date.available 2012-10-20T03:19:35Z
dc.date.issued 2002
dc.date.submitted 2002 pt_BR
dc.identifier.other 225970 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83780
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação analisa a possibilidade de melhorar o nível de serviço e reduzir o tempo de ciclo de entrega dos materiais adquiridos em uma unidade de negócio para o segmento de exploração e produção (upstream) de uma empresa de petróleo. Para situar o problema em estudo no contexto, é apresentada a evolução da logística nas organizações, e os aspectos relacionados com a gestão da cadeia de suprimento são abordados, mostrando como certas empresas utilizam sua competência logística para obter vantagem competitiva. Fundado em pesquisa da literatura mundial e com base em resultados positivos, se pressupôs que seria possível reduzir o tempo de ciclo de entrega de materiais adquiridos. A revisão da literatura permitiu selecionar um modelo de parceria com um operador logístico, apropriado para a situação atual da Petrobras, sendo feita sua aplicação a um estudo de caso. Foram utilizados os dados obtidos no processo de aquisição de materiais para a unidade de negócio de exploração e produção da PETROBRAS # Petróleo Brasileiro S.A., localizada nos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará e os dados de tempo de ciclo de entega de materias do operador logístico Rapidão Cometa. As conclusões apontam que o modelo selecionado é aplicável à situação atual da Unidade de Negócio do Rio Grande do Norte e Ceará (Petrobras) e, uma das recomendações propostas é a aplicação do modelo estudado no segmento de refino, transporte e distribuição (downstream) .Os resultados indicaram uma redução de 50% do tempo de entrega dos materiais adquiridos no Estado de São Paulo (Brasil ), a maior praça de aquisição de materiais, enquanto que os custos logísticos variam em função da distância entre os locais, do volume da carga e da sua intensidade. This dissertation analyzes the possibility to improve the service level and to reduce the time of cycle of delivery of the materials acquired in an unit of business for the exploration segment and production (upstream) of a company of petroleum. To place the problem in study in the context, the evolution of the logistics is presented in the organizations, and the aspects related with the administration of the supply chain are approached, showing as certain companies use its competence logistics to obtain competitive advantage. Founded in research of the world literature and with base in positive results, it was presupposed that would be possible to reduce the time of cycle of delivery of acquired materials. The revision of the literature allowed to select a partnership model with an operator logístico, adapted for the current situation of Petrobrás, being made its application to a case study. The data obtained in the process of acquisition of materials for the unit of exploration business and production of PETROBRAS were used # Petróleo Brasileiro S.A., located in States do Rio Grande do Norte and Ceará and the data of time of cycle of entega of matters of the operator logístico Rapidão Cometa. The conclusions aim that the selected model is applicable to the current situation of the Unit of Business of Rio Grande of Norte and Ceará (Petrobrás) and, one of the recommendations proposals is the application of the model studied in the segment of I refine, transport and distribution (downstream) .Os results indicated a reduction of 50% of the time of delivery of the materials acquired in the State of São Paulo (Brazil), the largest square of acquisition of materials, while the costs logísticos varies in function of the distance among the places, of the volume of the load and of its intensity. pt_BR
dc.format.extent 112 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Logistica empresarial pt_BR
dc.subject.classification Transporte rodoviario pt_BR
dc.title Parceria em Logística: um estudo de caso de gestão de frete pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEPS3693.pdf 1.405Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar