dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Lapolli, Edis Mafra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Andrade, Mari Elen Campos de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T03:11:58Z |
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dc.date.available |
2012-10-20T03:11:58Z |
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dc.date.issued |
2002 |
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dc.date.submitted |
2002 |
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dc.identifier.other |
191408 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83766 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta fundamentação teórica sobre a evolução das mídias, marcos históricos, conceitos, característica da EAD, legislação, gerações de EAD e descrição de algumas instituições que realizam cursos à distância e ainda, mudanças de paradigmas da educação presencial e a distância. Busca também, elaborar e aplicar um projeto experimental, utilizando a tecnologia (computador/internet) para ampliação do conhecimento da disciplina de Bioestatística a ser aplicado a alunos do 2° ano do Curso de Farmácia e Bioquímica do Centro Universitário Campos de Andrade - UniAndrade, da Cidade de Curitiba / Paraná. O projeto objetiva verificar a viabilidade didática da utilização da tecnologia (computador/internet) através de programa de EAD, adequando-se à nova realidade cultural, tendo em vista que, neste final de século XX e início de século XXI, todos os setores da sociedade estão ligados às mídias e "globalizando" as mentes e as expectativas de todas as gerações. A pesquisa realizada permitiu verificar que os métodos de ensino com o auxilio da Internet é viável, tendo em vista o percentual significativo de acadêmicos que possuem computador de uso pessoal com possibilidade de acessar a Internet em casa, no trabalho ou no Centro Universitário e também que, independente da idade ou do sexo dos acadêmicos, os mesmos estão preparados e motivados para usar as tecnologias como aliadas ao processo educacional. Entre as recomendações apresentadas, sugere-se que se desenvolvam cursos que sejam disponibilizados no site da UniAndrade para que os acadêmicos tenham acesso independente do local onde se encontram. |
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dc.format.extent |
xv, 147 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
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dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
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dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.title |
Processo de ensino: aprendizagem via internet |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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